Pastoral Familiar

Pastoral Familiar de Taboão da Serra promove encontro de formação e partilha no Dia do Nascituro

Fiéis e líderes da Pastoral Familiar se reúnem em Taboão da Serra para uma noite de formação e reflexão sobre o direito à vida do nascituro, abordando aspectos científicos, legais e o posicionamento da Igreja, em defesa da vida desde a concepção.
 |  Pe. Arthur Carvalho Moraes  |  Paróquias

Na noite de 8 de outubro, na Paróquia Santo Antônio, Vila Iasi, Forania Taboão da Serra, membros da Pastoral Familiar da forania de Taboão da Serra se reuniram para uma noite de formação e reflexão sobre o tema "O Direito à Vida do Nascituro". O encontro, assessorado pela Dra. Ana Paula França, médica do Instituto Mater Fecunda – referência nacional em reprodução humana à luz dos valores do Evangelho –, abordou o tema do aborto e o direito à vida do nascituro a partir de aspectos científicos, legais e do Magistério da Igreja.

Iniciando com a pergunta "Quando a vida começa?", Dra. Ana Paula esclareceu o processo de reprodução humana, abordando temas delicados como o aborto e os métodos contraceptivos, alertando sobre os riscos que alguns desses métodos podem trazer. “Alguns métodos contraceptivos hormonais evitam a nidação do óvulo fecundado no endométrio do útero. São abortos ocultos que ocorrem diariamente sem serem divulgados”, destacou a médica.

Durante sua explanação, Dra. Ana Paula também apresentou o "Método Creighton", trazido ao Brasil e é difundido pela Dra. Caroline Delage, fundadora do Instituto Mater Fecunda. Este método se mostrou mais eficaz do que a tabelinha ou o Método Billings no controle de natalidade e na detecção do período fértil da mulher. “A Igreja é mãe e não deixa seus filhos desamparados, mas oferece métodos naturais de contracepção para as famílias e casais”, completou a médica.

Após a apresentação inicial, houve espaço para partilha de testemunhos escritos e orais de casais que vivenciaram situações de gravidez indesejada e aborto em suas famílias. Esses momentos emocionantes tocaram o coração de muitos e reforçaram a importância da defesa da vida pela Igreja, especialmente daqueles que não têm voz.

Como gesto concreto do encontro, os participantes arrecadaram enxovais para recém-nascidos e bebês, que serão entregues à Pastoral da Criança da forania, a qual acompanha 12 mães grávidas na cidade. Várias líderes da Pastoral da Criança estiveram presentes, incluindo a coordenadora diocesana, Sra. Eliene Fernandes Costa, e a coordenadora foranial, Sra. Madalena Nonato. Ao final, elas compartilharam sobre o trabalho realizado nos bairros da cidade e sobre a situação das crianças e mães assistidas.

O evento contou também com a presença de Dom Luiz Antônio, bispo emérito e diretor espiritual da Pastoral Familiar, e do casal Gilmar Nascimento Pereira e Joselice Neves Pereira, coordenadores diocesanos da Pastoral Familiar. Ao final, Dom Luiz expressou sua gratidão ao perceber “quanta gente boa está fazendo o bem em diferentes lugares e realidades”.

Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a defender a vida em todas as suas circunstâncias!