Paróquia São João Paulo II promove Tarde de Espiritualidade no dia de Corpus Christi
Diante dos momentos tão difíceis que estamos vivendo, torna-se cada vez mais urgente e necessário reanimar a esperança em Jesus, que se faz alimento para nós em meio às noites escuras da vida.
A partir dessa motivação, a comunidade São João Paulo II, do Horto do Ypê, promoveu, na tarde do último dia 30 de junho, dia de Corpus Christi, um momento de espiritualidade, formação e reflexão com o tema "Eucaristia: Sacramento da Presença Real de Jesus em meio às noites escuras".
O encontro teve início às 15h com louvor e invocação do Espírito Santo, conduzido pelo ministério de música. Em seguida, os jovens acólitos, junto com o pároco, padre Marcos Joaquim Patrício, fizeram um momento de oração e meditação sobre o mistério da Sagrada Comunhão.
Para ministrar a palestra, foi convidada a irmã Terezinha Cota, da Congregação das Irmãs do Cenáculo, mestre em Teologia Sistemática e Espiritualidade, com especializações em Trindade, Mariologia e Escatologia.
Em sua partilha, irmã Terezinha falou de suas experiências com Jesus Eucarístico e recordou aos presentes que “a Eucaristia é a presença real e permanente de Jesus, não é um símbolo, e somente na Igreja Católica temos esta grande graça”.
“A presença real de Jesus na Eucaristia não é uma invenção. Desde o princípio da Igreja, os cristãos creem nisso, pois foi o próprio Jesus quem disse ‘isto é o meu corpo’. Ele não disse ‘isso representa’, Ele disse ‘isto é’ (cf. Mt 26, 26).”
Com sua voz suave e acolhedora, a Irmã Terezinha deixou uma mensagem de esperança: “Nas dificuldades, lembremos que Jesus está sempre presente. A dor vai passar, mas Jesus não passa, Ele permanece sempre conosco”.
Depois da palestra, não poderia faltar um delicioso café da tarde, costume nos calorosos encontros da comunidade, com guloseimas trazidas pelos próprios paroquianos.
A tarde de encontro foi concluída com a oração do santo terço, em preparação para a Santa Missa solene de Corpus Christi às 18h, presidida pelo pároco, Padre Marcos, encerrando o dia festivo com adoração e bênção do Santíssimo.
“Foi maravilhoso, eu ficaria a tarde toda ouvindo a irmã falar. E o momento da adoração é sempre muito emocionante para nossa comunidade”, comentou uma paroquiana presente.