HOMENAGEM

Padre Sylvestre San-Gala Mulangwa recebe título de Cidadão Paulistano

Entrega foi marcada por emoção e muita outras homenagens; Vereador Donato, encarregado da entrega da honraria, em seu discurso pontuou sobre a unanimidade da câmara em homenagear o padre.
 |  Eliaquim Batista Mendes  |  Paróquias

Padre Sylvestre, que trabalha a quase 20 anos em São Paulo, mais especificamente no território da Diocese de Campo Limpo, teve seu trabalho religioso reconhecido pela Câmara de Vereadores de São Paulo sedo honrado pelo título de Cidadão Paulistano, a maior honraria oferecida para moradores que fazem ações de destaque na cidade, mas que não tenham nascido no município.

O Sacerdote nascido na República Democrática do Congo, país localizado na região central do continente africano, é Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Forania São Luiz, onde reside desde 2003 e é uma figura conhecida da região da Vila Prel pelo seu trabalho Pastoral, além do seu envolvimento cultural, social e político.

O título foi entregue pelo Vereador Antônio Donato, morador do bairro e paroquiano assíduo, no cargo desde 2004. Em seu discurso de entrega, o parlamentar apresentou a breve trajetória do sacerdote em nosso país e afirmou que padre Sylvestre teve escolha unânime da câmara para receber o título.

A Santa Missa foi celebrada pelo próprio homenageado e concelebrada por Padre Juan (Pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola – Diocese de Campo Limpo) e teve a participação de membros das Pastorais e Movimentos da Comunidade, Paroquianos, do Deputado Federal Carlos Zarattini, do ex- Deputado Estadual Adriano Diogo e do cantor Tobias, puxador oficial da escola de samba paulistana Vai-Vai.

Na homilia padre Sylvestre falou da importância do amor em nossas vidas e na missão de cristãos com o próximo, disse da longa luta política na ditadura de seu país de origem e falou também da força do discurso que líderes políticos mundialmente conhecidos tem e que, é necessário que líderes católicos nasçam e lutem com a mesma força.

Por fim, o sacerdote disse que poderia ter recebido o título na Câmara dos Vereadores, como é o costume, mas que preferia receber a honraria em uma missa da Paróquia, pois é primeiramente a comunidade da Mãe do Bom Conselho que acompanham e são testemunhas de seu trabalho.

sangala2
Vereador Antônio Donato entrega título ao padre — Imagem: Pascom paroquial.