Posse Canônica

Padre Antônio Ferreira é empossado pároco na Paróquia Cristo Rei

No dia 13 de maio o Vigário Episcopal da Região 1, Monsenhor João Batista presidiu a celebração de posse ao novo pároco da Cristo Rei.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, foi empossado pároco na Paróquia Cristo Rei, forania São José, o padre Antonio Ferreira Gonçalves em celebração presidida pelo Vigário Episcopal da Região 1, Monsenhor João Batista de Carvalho.

Padre Antônio, que é filho da paróquia e há 13 anos atua na comunidade, sucederá padre Sérgio Bonassa, CP, que por motivos de idade, 95 anos, renunciou ao cargo. Padre Sérgio, que continua celebrando na comunidade todos os domingo participou da celebração, além dos padres: Fabrício Alves Pita, Juarês Martins da Silva, Wallace Almeida Adorno, Bruno Rodrigues Toledo, Willian Venâncio, Manfredo José dos Santos, Edilson Marcos Lima dos Santos e o padre Lúcio Alves, que cerimoniou a celebração.

Como um só corpo em Cristo, todas as comunidades paroquiais se reuniram na matriz para em festa acolher o novo, mas já conhecido pároco com muita alegria e festa.

A liturgia teve início com a leitura de provisão de pároco, nomeando e acolhendo padre Antônio como novo pároco. Em seguida, Monsenhor João entregou a provisão nas mãos do padre e todos os presentes celebraram com uma grande salva de palmas. Em sua homilia, Monsenhor João Batista destacou o grande amor que o padre Sérgio recebeu e ainda recebe, enquanto esteve à frente da Paróquia Cristo Rei e contou à comunidade que no Santuário Santa Terezinha, onde atualmente está como vigário, padre Sérgio já é muito amado também, “mas que nenhuma das comunidades precisa ter ciúmes”.

Logo após a homilia, teve continuidade o rito de posse, quando o novo pároco fez seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e a renovação das promessas sacerdotais, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia da qual está tomando posse.

Em seguida, recebeu os símbolos, sinais do Ministério Sacerdotal, para bem desempenhar sua missão. Recebeu a estola que é símbolo da dignidade e autoridade sacerdotal. Os livros de registro dos Sacramentos e da Administração que carregam em suas páginas toda a vida sacramental e administrativa da paróquia. O Pároco recebeu também as chaves do sacrário e da Igreja, casa de Deus e dos fieis, para que tome consciência do cuidado que deverá ter com este templo material, símbolo da igreja viva que deverá edificar.

Após a comunhão, a ata de posse foi lida e a comunidade deu boas vindas reforçando que o padre não esta sozinho. Padre Antônio também fez seus agradecimentos e disse se sentir ‘devolvido ao povo’ e que espera em comunhão, fazer um bom trabalho: “Gosto de uma definição de sacerdócio que diz que o sacerdote é um homem tirado do meio do povo e devolvido ao povo. É exatamente assim que me sinto, eu iniciei minha caminhada de fé aqui, fui para o seminário em 2005, passei pelas paróquias São Pedro Fourrier, Nossa Senhora da Providência, Cristo Rei em Moçambique e em 2010 voltei para minha paróquia de origem e aqui estou há 13 anos, pois o bom filho a casa retorna. Ao longo destes treze anos observei, aprendi, cresci e hoje me sinto muito motivado e feliz em assumir esta paróquia que tanto bem me fez. Espero poder retribuir o que vocês já fizeram por mim. Obrigado por me tornar o que sou”.