Festa da Padroeira

Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne tradição e fé em Embu das Artes

Celebração em homenagem à padroeira da cidade contou com missa solene, procissão e a apresentação do novo vigário, reforçando a devoção histórica da comunidade.
 |  Pascom Paroquial  |  Paróquias

No último dia 7 de outubro, a Igreja Católica celebrou a Festa de Nossa Senhora do Rosário, uma data tradicional no calendário litúrgico instituída pelo Papa Pio V em 1571, em agradecimento pela vitória dos cristãos na Batalha de Lepanto. A batalha naval, marcada pela recitação do Santo Rosário, resultou na vitória dos cristãos católicos sobre os turcos otomanos, consolidando a devoção a Nossa Senhora do Rosário.

Em Embu das Artes, essa devoção remonta a 1554, quando Catarina Camacho e seu marido, Fernão Dias, doaram terras aos Jesuítas com o pedido de que mantivessem a devoção à Virgem do Rosário. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, é considerada a "paróquia-mãe" do município. Desde 2019, o dia 7 de outubro é feriado municipal em Embu das Artes, em reconhecimento a Nossa Senhora do Rosário como padroeira oficial da cidade.

A missa solene em homenagem à padroeira foi celebrada pelo bispo diocesano de Campo Limpo, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada pelos padres Élcio Barros (pároco), Padre Celso Sousa Guedes (antigo pároco nos anos 90), e o novo vigário, Padre Alberto Quirino, que foi apresentado oficialmente à comunidade nesta data.

Em 2024, a festa teve uma forte participação dos fiéis, destacando-se uma procissão motorizada pela cidade que marcou o início da novena. A cada dia, a novena foi rezada em uma das diferentes capelas da paróquia, reforçando a tradição religiosa e o compromisso da comunidade com sua padroeira.

rosario12