São Paulo Apóstolo

Dom Valdir: Sem o encontro com Jesus não existe evangelização

A paróquia São Paulo Apóstolo, forania Campo Limpo, celebrou a Festa da Conversão de São Paulo com cerimônia presidida por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano.
 |  Gutierrez de Jesus  |  Paróquias
Foto: Gutierrez de Jesus

No dia em que a Igreja celebrou a Festa da Conversão de São Paulo, 25, Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, visitou a paróquia São Paulo Apóstolo, forania Campo Limpo, para, junto com a comunidade, celebrar a Santa Eucaristia. Logo no início da celebração, acolhendo a todos, o bispo falou sobre o grande apóstolo: "Hoje estamos celebrando o padroeiro três vezes. São Paulo é padroeiro da paróquia, é o padroeiro da cidade de São Paulo e é padroeiro da congregação religiosa da qual eu venho: Paulinos".

Depois da procissão de entrada, cada comunidade da paróquia, representada por um de seus membros, entrou carregando o estandarte da comunidade e agentes das diversas pastorais e dos movimentos depositaram uma vela, que trazia o nome do movimento ou pastoral e o lema episcopal de Dom Valdir, aos pés da imagem de São Paulo em sinal de unidade.

A luz das leituras do dia, Dom Valdir falou sobre o verdadeiro encontro com Jesus e de como ele acontece: “Sem o encontro com Jesus não existe Evangelização, por isso, é preciso ler os Evangelhos, criar o hábito de ler a Bíblia. Na oração, rezando, nos encontramos com Jesus e ao participarmos da Eucaristia com os irmãos, aprendemos a acolher, entender e a dividir com os mais necessitados. Ao lado dos que precisam, Jesus também está”.

E, falando sobre a Festa da Conversão, o bispo norteou os presentes sobre o significado da data: “Celebramos neste dia a conversão de São Paulo, mas o que realmente significa essa conversão? A mudança que aconteceu em Paulo é que chamamos de conversão. Paulo passou a compreender Deus a partir de Jesus, não mais a partir das leis, mas a partir de uma pessoa, Deus-homem, que é Jesus. O encontro de Paulo, foi o encontro dele com o coração de Jesus.”

Finalizando a homilia, falou sobre comunicação: “O que é comunicação? É criar comunhão, o bom comunicador é aquele que cria comunhão, que compartilha a vida e cria comunhão.”

Ao final da missa, aproveitando a deixa de estar em uma paróquia dedicada a São Paulo, Dom Valdir falou sobre o seu báculo, onde vemos a representação de Paulo que olha para Jesus. “É preciso olhar o povo através dos olhos de Jesus, assim como Paulo que está olhando para Mestre e Ele olhando para o povo: Que possamos ser assim na nossa caminhada e missão”.