Missa da Unidade

Dom Valdir celebra com fiéis e padres Missa da Unidade da Forania M’Boi Mirim

Forania M’boi Mirim é a primeira a celebrar a Missa da Unidade de 2023. Fiéis, padres e diáconos estiveram no Santuário Bom Jesus de Piraporinha em testemunho de fraternidade e união.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Fiéis e padres das paróquias da Forania M’Boi Mirim da Diocese de Campo Limpo celebraram no último sábado, 11, no Santuário Bom Jesus de Piraporinha, a Missa da Unidade. A missa da unidade ou celebração da unidade como o nome propõe, reúne a comunidade e os presbíteros uma vez por ano em uma paróquia pré-definida em cada uma das nove foranias, com o intuito de rezar pela unidade dos cristãos e do presbitério.

A Santa Missa começou pontualmente às 19 horas, párocos, vigários e diáconos fizeram uma bonita e volumosa procissão de entrada. Esteve presente também, padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral. A organização da liturgia da celebração foi dividida entre as paróquias que compõem a forania e Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, presidiu a celebração.

Em seu discurso de acolhida, Dom Valdir frisou a importância de celebrar a unidade e de testemunhar a união: “Diferentes sim, divididos não, é preciso estar unido também nas diferenças”. Padre José Valdo do Carmo, pároco do Paróquia Cristo Libertador, apresentou todos os padres presentes e a cada apresentação os fiéis empolgados, aplaudiam seus párocos.

Em sua homilia, Dom Valdir, refletindo sobre o Evangelho do 3º Domingo da Quaresma, falou sobre a água viva, capaz de saciar toda a sede da humanidade: “É Jesus quem inicia a conversa com a Samaritana, Ele é um homem de comunicação, é Ele quem se aproxima da mulher e também se aproxima de todas as pessoas que se apresentam diante Dele. A Samaritana estava buscando água e encontra uma água diferente, uma água viva. Jesus conhecia a vida dela e sabia de suas inseguranças e insatisfações e lhe oferece a água que mataria a sede, não física, mas a sede espiritual, a água que dá novo sentido para sua existência”.

E falando sobre as insatisfações atuais alertou sobre ter uma vida pautada pelo consumismo: “Teríamos tanto a falar sobre esse Evangelho, mas nos apeguemos no aspecto principal, o encontro da mulher com Jesus, que dá sentido a sua vida. Não é isso que também procuramos? Sentido? Não que sejamos desiludidos ou desencantados, mas quantas situações vivemos de vazio, desencanto, desilusão. A sociedade consumista nos faz sentir sede, sede de comprar, adquirir, nos torna escravo de coisas, do consumo. Claro é importante consumir, mas não podemos nos tornar escravos. Muitas vezes, mesmo consumindo muitas coisas nos sentimos vazios. É preciso agir como a Samaritana, beber da ‘água viva’, para que nós possamos amar as pessoas e usar as coisas e não ao contrário. O tempo da Quaresma é uma boa ocasião para nos aproximarmos de Jesus e deixar que Ele nos encontre”.

E antes de encerrar sua homilia, o bispo diocesano falou a importância de celebrar a unidade e caminhar juntos: “O maior exemplo que podemos dar de unidade é justamente o caminhar juntos, sinodalmente. Digamos não a divisão. O maior escândalo que podemos dar ao mundo é a divisão entre nós. Busquemos estar unidos no amor, na esperança, ajudado uns aos outros e todos juntos em missão, sendo de fato uma Igreja Diocesana que leva a todas as partes o Evangelho”.

Durante o ofertório a forania fez uma homenagem ao padre Jaime Crowe, falecido em 19 de fevereiro e que foi pároco da Paróquia Santos Mártires, forania M’boi Mirim, por quase quatro décadas.

No final da celebração, Dom Valdir convidou todos os padre presentes para juntos abençoarem os fiéis presentes.