Jubileu de Prata

Comunidade Santa Francisca Cabrini celebra sua padroeira e Jubileu de Prata de fundação

A Comunidade Santa Francisca Xavier Cabrini, da Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores celebrou com alegria e muito entusiasmo 25 anos de fundação.
 |  Pascom Paroquial  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

A Comunidade Santa Francisca Xavier Cabrini, da Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, forania Campo Limpo, celebrou na quinta-feira, 22 de dezembro, a solenidade da padroeira e os 25 anos de fundação.

Localizada na Vila Fundão - Capão Redondo, a Comunidade dedicada à primeira cidadã norte-americana canonizada, começou os festejos em 4 de dezembro, com o Retiro em ação de graças conduzido pelas religiosas do Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, fundado por Madre Cabrini.

No sábado, 17 de dezembro, um grande número de fiéis se reuniu para a procissão, que saiu da Igreja Matriz em direção a capela dedicada a santa, passando por algumas ruas, com o andor com imagem da padroeira e a relíquia de primeiro grau de Santa Francisca Cabrini.

Em 19, 20 e 21 de dezembro, aconteceu o tríduo em preparação à grande festa, que contou com a presença de padres convidados.

No dia da festa, aconteceu a Missa Solene, com a presidência do pároco, Denis de Oliveira Matos, que na homilia, destacou a vocação missionária de Madre Cabrini.

Ao final da Missa, foi relembrado a história da Comunidade, destacando os principais acontecimentos e ainda, as crianças da catequese, recitaram uma canção em homenagem à padroeira, patrona dos imigrantes. Nas considerações finais, padre Denis salientou o projeto de ampliação da capela e agradeceu a todos pela construção desta história de 25 anos. Também aconteceu os 'parabéns' com muito bolo, deixando espalhado no ar a alegria de todos por vivenciarem este momento.

No pátio da Capela, foi exibido um vídeo das fotos dos principais acontecimentos da comunidade e todos os fiéis confraternizaram e receberam um botton como lembrança.

A Comunidade Santa Francisca Cabrini está localizada na Rua Gerson Marques da Silva, 101 - Cidade Auxiliadora (Vila Fundão). Missa todos os sábados às 18h e às quartas-feiras às 19h30.

História da Comunidade

Tudo começou em 22 de junho de 1997, quando as irmãs do Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, fundado por Madre Cabrini, levaram a imagem de Santa Francisca Cabrini para os fiéis do bairro do Parque Vera Cruz. Desde então, todos os finais de semana, os moradores do bairro se reuniam para rezar.

A partir daí, partiu do padre Célio, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo na época, o desejo de fundar uma Comunidade no bairro do Parque Vera Cruz. Era necessário um padroeiro para a nova Comunidade. Na época, os fiéis não tiveram dúvidas, escolheram Madre Cabrini.

A fundação oficial da Comunidade aconteceu em 13 de novembro de 1997, em uma Missa presidida pelo padre Carlos Caridade, que era Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Com a criação e instalação da Paróquia Senhor dos Passos, em 11 de março de 2001, por Dom Emílio Pignoli, a Comunidade Santa Francisca Cabrini foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo para a nova Paróquia.

Durante o decorrer dos anos, a Capela da Comunidade Santa Francisca Cabrini era nas garagens de vários paroquianos, até que, o padre Valdir Rodrigues de Brito, na época, pároco da paróquia, comprou um terreno. Quando o padre João Bonifácio da Silva assumiu a paróquia, como pároco, comprou outro terreno anexo ao outro que havia sido comprado. Atualmente, depois de vários anos indo de uma garagem para outra, temos a Capela própria.

Em 8 de dezembro de 2012, durante a Visita Pastoral de Dom Luiz Antônio Guedes, Bispo Diocesano, abençoou o altar da Capela e em 2020, na Solenidade da Padroeira, a Comunidade ganhou das irmãs do Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, uma relíquia de primeiro grau de Santa Francisca Cabrini.

Que Santa Francisca Xavier Cabrini continue intercedendo os nossos passos para os próximos anos de caminhada.