Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores celebra 20 anos de criação

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores - Forania Campo Limpo, celebrou no sábado, 22 de maio, a Missa Jubilar pelos 20 anos de Criação e Instalação da Paróquia.

 |  Com informações da Paróquia  |  Diocese
Arquivo Paroquial

A Missa Jubilar, que coincidiu com a Solenidade de Pentecostes, foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano e concelebrada pelo pároco, padre Denis de Oliveira Matos.

Pretendia-se, de início, que a Missa Jubilar acontecesse em 11 de março deste ano, dia exato da criação e instalação da Paróquia. Infelizmente, devido ao agravamento da pandemia, foi alterada para às vésperas da Solenidade de Pentecostes.

Três dias antes, na quarta, quinta e sexta-feira, foi realizado o Tríduo Jubilar, sendo rezado a Missa cada dia em uma Comunidade da Paróquia, presidida pelo pároco. Na quarta-feira, 19, na Comunidade Senhor dos Passos (Matriz). Na quinta-feira, 20, na Comunidade Mãe Peregrina. Na sexta-feira, 21, na Comunidade Santa Francisca Cabrini. Cada dia do Tríduo Jubilar, foi lido no final das Missas, um breve relato histórico de fundação de cada Comunidade, a fim de que todos os paroquianos conhecessem um pouco da origem. A Comunidade Senhor dos Passos (Matriz), foi fundada em 1980. A Comunidade Mãe Peregrina foi fundada em 2001. A Comunidade Santa Francisca Cabrini foi fundada em 1997.

As comemorações dos 20 anos da Paróquia se deram início antes, em 11 de março de 2020, em uma Missa de Abertura, presidida por Dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo, que criou e instalou a Paróquia.

A Missa Jubilar, assim como, as Missas do Tríduo Jubilar, por conta do isolamento social e para que todos os paroquianos pudessem ter acesso às celebrações eucarísticas sem correrem riscos de saúde, foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Paróquia, respeitando também, a taxa de ocupação imposta pelo município e as medidas preventivas contra a COVID-19 como: o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, tapete sanitizante, medição de temperatura e distanciamento social.

Na Missa Jubilar, antes da bênção final, foi lido por um paroquiano, uma mensagem comemorativa, lembrando a missão da Paróquia, sendo lugar da Palavra de Deus, que gera fé. Lugar da Eucaristia, que alimenta. Lugar de todos os demais Sacramentos, que fortalece. Lugar da caridade, que todos são chamados a assumir a exemplo do Senhor dos Passos. Conclui-se rezando todos juntos, a Oração Jubilar que foi elaborada pelo pároco.

Ainda, antes da conclusão da Missa, uma paroquiana agradeceu em nome da Paróquia, a presença do bispo diocesano, lembrando o seu aniversário sacerdotal, comemorado em 20 de maio e a dedicação do pároco a Paróquia, lembrando a sua posse de pároco, comemorado em 11 de maio. Foi entregue para ambos, uma cesta de presentes. Também foi entregue para todos os presentes, uma deliciosa empada, como lembrança desta data especial.

Também foi lembrado aos paroquianos que, a Missa Jubilar não era o encerramento das comemorações dos 20 anos da Paróquia, ao contrário, era apenas o coroamento das festividades. A festa ainda continuará durante todo o ano, com a peregrinação das Capelinhas dos Padroeiros nas casas de todos os paroquianos, com o lançamento do Manual de Devoção e com a estreia do brasão da Paróquia.

No domingo, 23, às três horas da tarde, para dar continuidade às comemorações, foi realizado uma carreata pelas ruas do território paroquial, com as imagens dos padroeiros: Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores, Mãe Peregrina e Santa Francisca Cabrini, passando na frente das três Comunidades da Paróquia.

Veja na íntegra a Missa Jubilar: https://www.youtube.com/watch?v=Z-N8yJOCNT4