Bodas

Bodas prata e festa do padroeiro movimentam Paróquia São Sebastião

Dezembro e Janeiro foram meses festivos para a Paróquia São Sebastião, com comemorações de bodas e festa do padroeiro.
 |  Pascom Paroquial  |  Paróquias
Foto: Pascom Paroquial

A paróquia São Sebastião, forania Campo Limpo, viveu os meses de dezembro e janeiro em clima constante de comemoração. Desde o dia 08 de dezembro,  festa da Imaculada Conceição de Maria, a paróquia comemorou as bodas de ordenação sacerdotal do vigário paroquial e do pároco e, em janeiro, realizou o novenário, procissão e  missas na festa do padroeiro.

Padre Raimundo Nonato de Souza celebrou, em 8 de dezembro, ao lado de amigos e paroquianos, suas bodas de pérola de ordenação sacerdotal, o que equivale a 30 anos de ordenação. Padre Nonato, como é mais conhecido, está na paróquia desde 09 de junho de 2009 e tem ajudado o povo de Deus a escutar a voz de Cristo e a descobrir o significado da vida.

Em dezembro, além das celebrações de Natal e encerramento do ano, outra data que não poderia passar em branco foi a celebração das bodas de prata ou 25 anos de ordenação do pároco, padre Hailton Alves de França, que aconteceu no dia 28 de dezembro.

A festa foi marcada pela celebração da Santa Missa, no início da noite, na comunidade matriz de São Sebastião e contou com a presença do bispo emérito, Dom Emílio Pignoli, bispo que ordenou padre Hailton, além de alguns padres e amigos: padres José Wilson de Souza, Élcio da Silva Barros, Marcos Joaquim Patrício, Denis de Oliveira Matos, José Nelson da Silva, José Hercílio P. de Oliveira, Hilton Lourenço de Barros, Raimundo Nonato, Marcio Carvalho de Melo; diácono Robson José da Silva, seminaristas e paroquianos da paróquia e paróquias vizinhas.

Familiares do padre também fizeram parte deste momento especial. Vieram do Rio Grande do Norte especialmente para prestigiar a celebração: as irmãs do pároco, Genilza e Daluz, sua sobrinha Luiza, a sobrinha neta Izabela, sua mãe Tatiana e dois amigos do tempo em que participou da Pastoral Jovem: Wilma e Rogério.

Os familiares que não puderam estar presentes, acompanharam ao vivo pela transmissão realizada através da página do Facebook da paróquia.

Padre Hailton

Padre Hailton Alves de França é o primeiro pároco da paróquia São Sebastião. Iniciou como administrador paroquial no primeiro dia do mês de agosto de 1998. Algum tempo depois foi nomeado pároco e, desde então, tem conduzido o rebanho com muito zelo, amor e dedicação.

Festa do padroeiro

No primeiro mês do ano, os preparativos para a novena e festa do padroeiro continuaram intensamente. Com muita alegria, mais uma vez, a paróquia organizou a novena em preparação à festa de São Sebastião, que acontece em 20 de janeiro.

Este ano, o tema trouxe a perseverança e a vocação como mote, além das comemorações dos 40 anos da comunidade matriz: ''São Sebastião, celebrando os 40 anos de fé, perseverança e vocação na missão''.

A Igreja no Brasil vive o 3º Ano Vocacional. Durante a novena do padroeiro, a paróquia rogou ao Senhor para que nunca faltem operários para a messe e anunciadores autênticos do Evangelho. O próprio São Sebastião foi, em seu tempo, um anunciador autêntico do Evangelho e fiel operário da messe. Chamado para a missão, com coragem anunciava o Evangelho entre os cristãos presos. São Sebastião dava testemunho com a vida e nunca negou a fé em Jesus Cristo.

O início do novenário foi marcado pelo hasteamento das bandeiras. Durante os dias que se seguiram, aconteceram as caminhadas penitenciais, sempre às 6h30 da manhã, saindo da comunidade matriz em direção às outras comunidades que fazem parte da paróquia, onde foram rezados o ofício do padroeiro e os momentos penitenciais. A missa diária ao meio-dia e o terço às 19h completavam os dias de novena. Uma procissão solene aconteceu no domingo, dia 15, no meio da tarde, pelas ruas do território paroquial.

A participação de fiéis foi numerosa durante toda a programação e no dia do de São Sebastião, 20 de janeiro, missas foram celebradas em três horários: às 6h30 da manhã com a alvorada, fanfarra e uma pequena procissão com as bandeiras das comunidades, outra ao meio-dia e às 19h30 a terceira missa com a participação de muitos fiéis.

Celebrar a festa de São Sebastião é celebrar a vida da comunidade. Que o exemplo de São Sebastião, glorioso mártir, sejamos discípulos missionários, anunciadores do Evangelho.