Jubileu de Ouro

Jubileu de Ouro do padre Eduardo é celebrado com fé, emoção e integração

Fiéis se reúnem em celebração ao Jubileu de Ouro do padre Eduardo, marcado por homenagens, memórias e participação ativa de comunidades da Forania Embu e M’Boi Mirim.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A atmosfera dentro da quadra do Centro de Formação e Recreação São José, no bairro da Riviera Paulista, zona sul da capital paulista, era de muita festa e alegria desde a entrada. Muitos fiéis estiveram presentes na celebração do Jubileu de Ouro sacerdotal do padre Eduardo McGettrick, na tarde de sábado, 14 de setembro.

A Santa Missa foi presidida por Dom Derek John Christopher Byrne, bispo emérito de Primavera do Leste-Paranatinga, MT, e religioso da Sociedade Missionária de São Patrício, mesma congregação do aniversariante. Também esteve presente Dom Fernando Penteado, que foi bispo da então Região Episcopal de Itapecerica da Serra, entre 1979 e 1989, hoje parte da Diocese de Campo Limpo.

A celebração contou com a concelebração dos padres Gabriel José Jacinto, José Hercílio Pessoa de Oliveira, José Marcos dos Santos Filho, Iolando Maurício da Silva, Paulo Cordeiro e José Wilson de Souza, pároco da Nossa Senhora da Esperança, território onde está o Centro de Formação e Recreação São José. Participou ainda o Frei Gabriel, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, jovem que fez parte da Paróquia Santos Mártires e que atualmente cursa o quarto ano de Teologia em Santo André.

jubileu12
Centro de Formação e Recreação São José, Ribeira Paulista. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Visivelmente emocionado, padre Eduardo, logo no início da celebração, agradeceu a oportunidade de celebrar essa data ao lado do povo a quem sempre se dedicou. Ele chegou ao Brasil em 1975 e, desde então, tem evangelizado em várias regiões da diocese, inicialmente em paróquias da Forania de Embu e, depois, na Forania de M'Boi Mirim. Atualmente, padre Eduardo assessora a Pastoral da Pessoa com Deficiência.

Inclusão foi a palavra que definiu a celebração, com muitos membros da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência participando ativamente da liturgia, seja proclamando leituras, ajudando no ofertório, ou nas primeiras fileiras, com entusiasmo e devoção. Membros da Pastoral Fé e Política, da Pessoa com Deficiência e da Sociedade Santos Mártires, também estiveram presentes.

Em sua homilia, padre Eduardo ressaltou sua gratidão a Deus por ter chegado ao Brasil jovem e, aqui, conseguido difundir a Palavra de Deus, além de ter lutado ao lado do povo por políticas públicas nas áreas de educação, lazer, saúde e cidadania.

Manifestações espontâneas surgiram entre o público, e muitos foram os momentos em que o nome do padre Jaime Crowe, também religioso São Patrício, falecido em fevereiro de 2023, foi lembrado com carinho. Padre Eduardo trabalhou por anos ao lado de padre Jaime, e, em meio à celebração, o público ecoou um "Viva ao padre Jaime!", seguido de aplausos calorosos da assembleia.

No pós-comunhão, várias homenagens foram feitas. Dois leigos, um da Forania de Embu das Artes e outro da Forania de M'Boi Mirim, testemunharam sobre as grandes ações evangelizadoras de padre Eduardo. Adeguimar Aparecida Sousa de Morais, que conheceu o padre quando ainda frequentava a Paróquia Todos os Santos, há quase 30 anos, expressou sua gratidão, lembrando a transformação trazida pela chegada do jovem padre irlandês, especialmente no trabalho com a juventude. Já Joel Costa Rodrigues, da Paróquia Santos Mártires, falou sobre as conquistas para o bairro, fruto do incentivo dado pelos líderes da Igreja local. Ele destacou que "o Jardim Ângela aprendeu a lutar por seus direitos, mas também a amar um Jesus misericordioso e amoroso, que continua vivo e presente nas famílias."

jubileu17
Não faltaram homenagens e bolo. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Outro bonito testemunho foi o do padre Iolando que, em breves palavras, recordou com carinho seu ingresso no seminário, fruto de uma conversa com o padre Eduardo que pegou em sua mão, literalmente, e o ajudou a fazer o pedido a Dom Emílio Pignoli, bispo diocesano da época.

No final, padre Eduardo convidou todos os padres presentes para juntos darem a bênção final. Dom Fernando, emocionado, pediu a palavra e destacou a coragem de evangelização de padre Eduardo e de outros que assumiram com alegria a missão de evangelizar um campo ainda limpo de estruturas, mas cheio do amor de Deus presente em cada família presente.

Após a bênção, um grande telão exibiu imagens marcantes e saudosas dos 50 anos de ministério sacerdotal de padre Eduardo, encerrando a celebração de forma emocionante e memorável.