Apostolado da Oração

Fé e Esperança Renovadas no 22º Retiro Anual do Apostolado da Oração

Um dia de profunda oração e reflexão fortaleceu o compromisso cristão e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
 |  Ir. Johnatan, PF  |  Diocese

No último dia 7 de setembro, a Catedral Sagrada Família, Igreja Mãe da Diocese, acolheu o 22º retiro anual do Apostolado da Oração, evento que reuniu mais de mil fiéis em um dia dedicado à oração, reflexão e renovação espiritual. Sob a coordenação de Nanci de Angelo, coordenadora geral do Apostolado da Oração, e com a direção espiritual do Padre Cesar Rossi, o encontro contou também com a participação pastoral do seminarista religioso Johnatan, PF, e o apoio das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

O retiro, já tradicional no calendário da Diocese de Campo Limpo, tem como objetivo aprofundar a espiritualidade dos participantes, fortalecendo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, tema central do Apostolado da Oração. Este ano, com o foco na esperança, já antecipando o jubileu convocado pelo Papa Francisco para o ano de 2025, os fiéis foram convidados a refletir sobre seu papel como cristãos comprometidos com a evangelização, oração e a esperança cristã.

A presença do Padre Cesar Rossi foi marcante, celebrando a Santa Missa e, em sua homilia, conduzindo uma reflexão sobre a esperança. O irmão Johnatan, PF, auxiliou nas atividades pastorais, aproximando-se dos fiéis e colaborando em todos os momentos do retiro. As Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo também desempenharam um papel crucial: a Madre Raquel Canoas abriu o primeiro momento de pregação, enquanto as irmãs apoiaram no oferecimento do lanche e do almoço, preparados por elas.

apostolado7
Padre Cesar Silva Rosi presidiu a Santa Missa. — Imagem: Petrus de Oliveira.

Durante a tarde, o Padre Nivaldo de Barros Vilela conduziu a segunda pregação do retiro, trazendo novas reflexões sobre o papel do zelador e da zeladora do Apostolado da Oração. O evento foi encerrado com grande reverência e devoção, quando o Padre Nivaldo realizou a bênção do Santíssimo Sacramento, proporcionando um momento de profunda emoção e adoração a Jesus Sacramentado.

O retiro foi considerado um sucesso pela organização, com grande participação dos membros do Apostolado da Oração de diversas paróquias da Diocese de Campo Limpo. Ao final do encontro, os participantes expressaram gratidão pela oportunidade de vivenciar um dia de profunda comunhão e fortalecimento espiritual, renovando seus compromissos de fé e devoção.

Nanci de Angelo, à frente da coordenação do Apostolado Diocesano, desempenhou um trabalho incansável para que tudo ocorresse da melhor maneira possível. Sua dedicação, amor e cuidado com o retiro foram cruciais para que, mesmo diante das dificuldades, o evento proporcionasse um dia de fé e esperança para todos. Para ela, o retiro foi um momento de grande graça e unidade. “Este encontro anual nos enche de esperança e nos fortalece para continuar nossa missão de oração e serviço à Igreja”, destacou a coordenadora, que também agradeceu a todos os envolvidos na organização e condução do evento.

O 22º retiro do Apostolado da Oração da Diocese de Campo Limpo deixou, mais uma vez, uma marca significativa na vida dos membros, reafirmando a importância da oração e da espiritualidade na caminhada como Igreja.

apostolado8