Dicastério para a Comunicação

Dom Valdir participa de plenária do Dicastério para a Comunicação em Roma

O bispo eleito para a diocese de Campo Limpo, Monsenhor Valdir José de Castro, participou entre os dias 10 e 12 de novembro em Roma da sua primeira plenária do Dicastério para a Comunicação como membro nomeado.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Arquivo Pessoal

Monsenhor Valdir José de Castro, nomeado terceiro bispo para a Diocese de Campo Limpo em 14 de setembro, participou entre os dias 10 e 12 de novembro da Plenária do Dicastério para a Comunicação, em Roma, organismo do qual também é membro nomeado desde outubro deste ano.

A plenária do organismo acontece a cada dois anos. Sua última edição aconteceu em setembro de 2019 e, por conta da disseminação do coronavírus, precisou ser reagendada de 2021 para novembro de 2022. Com o tema principal: “Sínodo e comunicação: um caminho a ser desenvolvido”, o evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas: os membros, entre eles bispos e arcebispos, os superiores do dicastério, prefeito, secretários e diretores e os consultores.

O encontro foi conduzido pelo prefeito do Dicastério de Comunicação, o jornalista Paolo Ruffini e dois conferencistas ajudaram na reflexão do tema principal: o professor Derrick De Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá e doutor em Sociologia da Arte pela Universidade de Tours, França e Felicia Wu Song, socióloga cultural que estuda o lugar das tecnologias digitais na vida contemporânea, formada em História, Estudos de Comunicação e Sociologia pela Yale, Northwestern e Universidade de Virginia (EUA).

Sobre a sua participação, monsenhor Valdir revela que ficou extremamente satisfeito com as reuniões: “Gostei muito, vivenciei esses dias sentindo que o espaço [da plenária] não pretende só pensar em ação, ou seja, na organização das estruturas da comunicação, isto também, mas, sobretudo refletir a comunicação, o pensar comunicação, o diálogo que culmina no encontro com o outro”.

Na manhã do último dia do encontro, o Papa Francisco recebeu todos os participantes da plenária em audiência e falou, em um discurso espontâneo, sobre a valorização do aspecto humano, sobre o aspecto das relações e que a comunicação não é uma via de mão única: “a comunicação deve ser um caminho de fala que vai e vem, ou seja eu falo, mas também escuto o que o outro tem a dizer, só assim se pode criar um diálogo. A comunicação de direção única é a do papagaio. Veja, o papagaio fala, fala, fala e não quer saber o que o outro tem a dizer, não sejamos papagaios”.

Em seu discurso oficial aos participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para a Comunicação, o Papa reforçou que primeira tarefa da comunicação deve ser tornar as pessoas menos solitárias. “O Sínodo não é um simples exercício de comunicação, nem uma tentativa de repensar a Igreja com a lógica das maiorias e das minorias que devem chegar a um acordo. Esse tipo de visão é mundana e segue o padrão de muitas experiências sociais, culturais e políticas. Ao contrário, a essência do caminho sinodal reside numa verdade fundamental que nunca devemos perder de vista: ele tem por objetivo escutar, compreender e pôr em prática a vontade de Deus”.

Monsenhor Valdir teve ainda a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco ao final da audiência e recebeu do Santo Padre, que recordou da proximidade da sua ordenação, uma benção especial para si e para os diocesanos de Campo limpo.