Skip to main content

Formação Permanente

Diocese de Campo Limpo inicia nova etapa de formação permanente para o clero com foco na saúde integral

A formação aborda saúde física, espiritualidade e atualização pastoral para uma evangelização mais eficaz.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Diocese de Campo Limpo iniciou, em setembro, uma nova rodada de Formação Permanente para o Clero, com o objetivo de aprofundar o cuidado com a saúde, a espiritualidade e a constante atualização dos padres em suas práticas pastorais. A iniciativa busca fortalecer a capacidade de evangelização e promover o bem-estar integral dos presbíteros, abordando tanto aspectos físicos quanto espirituais.

A formação, que acontece anualmente, em cada uma das quatro Regiões Episcopais, já contemplou duas delas: a Região Episcopal 3, composta pelas foranias M’Boi Mirim e Mirim-Guaçu, e a Região Episcopal 1, que abrange as foranias Campo Limpo, São José e São Luiz.

clero7
Clero na Formação permanente da Região 3 — Imagem: Pe. Wallace Adorno.

O primeiro encontro ocorreu no dia 26 de setembro, na Comunidade Missionária de VillaRegia, em Embu-Guaçu, e reuniu grande parte do clero da Região 3, que conta com 26 paróquias. O segundo encontro foi realizado no dia 23 de outubro, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, para os padres da Região Episcopal 1, composta por 34 paróquias.

Durante as formações, que acontecem entre 8h e 12h, há momentos de convivência, partilha e reencontros. Além do tema principal – "A saúde integral do presbítero" – os encontros contam com a presença do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e do coordenador de Pastoral, padre Ezaques Tavares, que oferecem suas contribuições sobre temas importantes para a vida pastoral.

Dom Valdir tem incentivado os presbíteros a realizarem uma avaliação das mudanças que ocorreram nas comunidades paroquiais a partir dos temas centrais de sua Carta Pastoral, "Tudo por causa do Evangelho", lançada há 15 meses. Essa reflexão envolve os três aspectos principais tratados na carta: Sinodalidade, Comunicação e Conversão Pastoral. Na retomada dos temas e já tendo passado mais de um ano das primeiras reinvindicações, os padres são convidados a refletir e a partilhar sobre o caminho sinodal da diocese, a evolução da comunicação ‘entre o clero’ e a abertura para a conversão pastoral.

clero
Clero na Formação Permanente Região 1. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Além das reflexões pastorais, a programação diocesana para o Ano Jubilar 2025 também está sendo apresentada, com foco nos preparativos para este importante momento na vida da Igreja e que, como Diocese, todos são convidados a participar.

O tema da saúde integral do presbítero, ponto central da formação, é desenvolvido por padres do clero diocesano com formação em psicologia, uma oportunidade também para o clero conhecer mais sobre as formações uns dos outros. Na Região 3, o responsável foi o padre Antônio Torres, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, no Morumbi, e, na Região 1, a formação foi ministrada pelo padre José Hercílio Pessoa de Oliveira, pároco da Paróquia São João Batista, em Taboão da Serra.

Essas formações visam proporcionar aos padres um suporte essencial para sua missão, integrando o cuidado espiritual, pastoral e pessoal em suas atividades diárias e na vida comunitária.