Skip to main content

Catequese

Catequese realiza retiro diocesano de catequistas no pós-pandemia

Aproximadamente 200 catequistas de 75 paróquias de diferentes regiões de nossa Diocese se encontraram para o primeiro retiro diocesano de catequistas pós-pandemia.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã do sábado do dia 23 de julho aproximadamente 200 catequistas de 75 paróquias de diferentes regiões de nossa Diocese se encontraram para o primeiro retiro diocesano de catequistas pós-pandemia, um grande momento de Espiritualidade. O encontro aconteceu na comunidade Santa Luzia, pertencente ao Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, em Itapecerica da Serra. 

O tema do retiro foi: “Via Sacra como um caminho para a inteligência emocional”, ministrado pela teóloga Sheyla Leite, que também atua no Setor Pastoral diocesano e professora do Curso para Catequistas e Curso Intensivo. 

A proposta do retiro teve como base os momentos de escuta da mente e do coração, por meio de desertos propostos ao longo do dia. Ao todo foram quatro reflexões e meditações. A cada meditação, a palestrante colocou perguntas que ajudaram no discernimento. 

As meditações foram: 1ª - O homem Deus: Jesus assume os nossos pecados. Como nós respondemos a este Mistério e amor (cf. Mc 15,1ss); 2ª - As três quedas de Jesus no caminho do Calvário; 3ª - Os encontros de Jesus no caminho do Calvário e a 4ª meditação: A cruz de Jesus como trono, onde ele vence a morte e demonstra o amor do Pai. 

Todo o retiro diocesano foi preparado com intenso carinho por toda a equipe Diocesana de Catequistas, que gestou esse retiro desde a Assembleia Catequética do ano passado. O encontro ajudou a recarregar a fonte espiritual dos catequistas neste contexto pós-pandêmico. 

Também é uma oportunidade de engrandecer as relações; o contato com outros catequistas favorece a troca de experiência e ajuda a enriquecer o ser e saber e todo catequista. 

A coordenação da catequese diocesana agradece a todos que contribuíram para que o retiro acontecesse: em especial a Sheyla Leite, que conduziu sabiamente o retiro; aos padres Rodolfo Camarotta (Assessor Diocesano das Juventudes) e Alexandre Matias (Vigário do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia) que se fizeram presentes no retiro.

A catequese agradece ainda ao bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, e ao coordenador de pastoral, padre Marcos Patrício, que são sempre incentivadores da promoção destes encontros. Nossos agradecimentos à empresa @viajemaricleo pelo patrocínio de nossas lembrancinhas e também à paróquia, por ceder o espaço para a realização de nosso retiro. 

 


Notícias Relacionadas

Catequese Diocesana continua evangelização mesmo em tempos pandêmicos

A XXII Assembleia Diocesana da Catequese aconteceu na manhã do último sábado, 07 de novembro, no Salão da Catedral Sagrada Família. A inscrição da assembleia aconteceu por meio das coordenações foraniais, que puderam enviar representantes para a assembleia presencial, que este ano contou um núme...

Comissão Bíblico-Catequética Diocesana realiza II Simpósio

Em sua segunda edição, o simpósio catequético acolheu as sugestões de coordenadores paroquiais para estruturar temáticas das oficinas oferecidas.

Animação Bíblico Catequética realiza a XI Semana Catequética Diocesana

A XI Semana Catequética da Diocese de Campo Limpo aconteceu na Catedral Sagrada Família,  dos dias 04 a 07 de fevereiro de 2019, sempre às 20 horas. Houve uma grande mobilização por partes dos catequistas e do clero para que a participação chegasse a mais de 600 catequistas por noite. O tema des...

Catequistas do Campo Limpo e Morumbi participam do retiro interforanial da catequese

O encontro foi baseado no documento 107 da CNBB, "Iniciação a Vida Cristã - Formar discípulos missionários