Animação Bíblico Catequética realiza a XI Semana Catequética Diocesana

A XI Semana Catequética da Diocese de Campo Limpo aconteceu na Catedral Sagrada Família,  dos dias 04 a 07 de fevereiro de 2019, sempre às 20 horas. Houve uma grande mobilização por partes dos catequistas e do clero para que a participação chegasse a mais de 600 catequistas por noite.

O tema deste ano foi – Sinais, símbolos, gestos, palavras e ritos da Liturgia: A Igreja na Inspiração catecumenal –  escolhido pela equipe por ser um dos principais pontos para a catequese inicial. É uma necessidade que os catequistas conheçam e compreendam todos os ritos do catecumenato para que aconteça em toda a diocese uma catequese querigmática e mistagógica.

A equipe de coordenação da Animação Bíblico Catequética convidou dois assessores: Padre Ari Ribeiro, da diocese de Santo Amaro, que é Doutor e professor de Teologia e o Padre Daniel Cardoso, da diocese de Osasco que é o assessor da região ABC e vigário forâneo de sua região pastoral.

A concentração dos catequistas aconteceu todos os dias às 20h e as foranias se organizaram para recepcionar os catequistas com um café de boas vindas. Uma das catequistas da Forania Mirim Guaçu testemunhou: “É uma atenção excepcional que a catequese diocesana faz. É um mimo e percebemos que essas pequenas sutilezas fortalecem e estimulam a nossa caminhada de anunciar o Reino de Deus”.

Aproveitamos para agradecer todo empenho que os catequistas e as foranias fizeram para que isso acontecesse, além dos colaboradores que nos bastidores organizaram o evento. Nossa imensa gratidão!

A cerimônia de abertura, no dia 04 de fevereiro, começou na oração inicial com uma pequena reflexão da importância do tema para toda a catequese. Também, mostrou que as famílias de nossas crianças, jovens e adultos devem fazer o caminho junto com os catequistas. Na abertura, uma família de catequistas da Forania São Luiz levou em procissão a Sagrada Família, que é a padroeira de nossa diocese e que permaneceu em destaque durante toda a programação.

Após o momento de oração e reflexão, um vídeo com a Retrospectiva 2018 foi projetado no telão. No vídeo, Padre Antonio Depizzoli, coordenador da Animação Bíblico Catequética da CNBB no Brasil, mandou uma mensagem de saudação a todos os catequistas de Campo Limpo.

O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, esteve presente na noite de abertura e em seu discurso de as boas vindas disse que, “é de suma importância esse momento para a catequese”. Recordou ainda, que em seus 10 anos como bispo diocesano, teve a graça de participar de praticamente todas as edições do evento. E desejado uma semana de grandes descobertas e aprendizado declarou aberta a XI Semana Catequética Diocesana.

Temas e convidados

Na primeira e segunda noite o tema foi desenvolvido pelo Padre Ari Ribeiro, da Diocese de Santo Amaro, apresentado pelo Coordenador Cleber Gois e Padre Lourivaldo Lino, Assessor Diocesano da Catequese.

Padre Ari Ribeiro iniciou primeira noite, fazendo uma introdução precisa sobre a importância da Liturgia no caminho catecumenal.  Dentro do se tema – Sinais, símbolos, gestos, palavras e rituais da Liturgia - tirou diversas levantadas pelos participantes. Nos dois dias (Segunda e terça) refletiu com os catequistas os gestos da missa, como por exemplo, os motivos de estar sentado, em pé ou de joelho.

Na terceira noite, Padre Daniel Cardoso, da Diocese de Osasco, foi acolhido pela equipe de coordenação e iniciou sua fala com Ícone da Samaritana, detalhando e trazendo para a realidade, o encontro que a Samaritana teve junto a Jesus no poço.

O próprio padre Daniel, conduziu a oração inicial e animou os catequistas com uma dinâmica de unidade antes das palestras. Nas duas noites (quarta e quinta), ele se dedicou a exemplificar as ações concretas que os catequistas podem fazer em seus encontros. Ressaltou ainda que a catequese na inspiração catecumenal, não pode se resumir em crianças, mas sim a todos, principalmente aos adultos, que muitas vezes, apesar de terem recebido o sacramento, não receberam o primeiro anúncio (querigma).

Encerramento e Simpósio Catequético

A XI Semana Catequética teve em seu encerramento a Santa Missa presidida pelo coordenador de pastoral, Padre Marcos Joaquim Patrício.

Padre Lourivaldo Lino Gonçalves, assessor responsável, fez um agradecimento especial a todos da equipe pela disponibilidade. Agradeceu as livrarias que cobriram o evento, Paulus e Paulinas, ao Padre Daniel pela assessoria, ao Padre Marcos pela dedicação que tem pela catequese e principalmente aos catequistas, que se propõem a caminhar conosco.

Cleber Gois, coordenador da catequese, apresentou as datas dos retiros diocesanos interforaniais de 2019, e lembrou que por conta do Congresso Catequético Litúrgico em setembro, as foranias foram divididas em duas datas: As paróquias do município de São Paulo e as paróquias da Grande São Paulo.

Anunciou também, os temas do II Simpósio de Metodologia Catequética que serão dividas nas seguintes oficinas:

• I Catequese familiar: Como aproximar os pais das crianças e dos jovens a participarem da Igreja?
  • II Como abordar o tema da morte num encontro catequético?
  • III Um direito à vida: Não ao aborto.
  • IV Identidade de gênero: O que os documentos da Igreja falam sobre.
  • V Depressão: Como identificar uma criança, um jovem ou um adulto nesta situação e como o catequista deve fazer nessa situação.

Acompanhe a agenda catequética diocesesa através do link: https://goo.gl/DSoswA

 |  Cleber Gois e Padre Lourivaldo Lino  |  Diocese
Arquivo pessoal

Temas e convidados

Encerramento e Simpósio Catequético

• II Como abordar o tema da morte num encontro catequético?
  • III Um direito à vida: Não ao aborto.
  • IV Identidade de gênero: O que os documentos da Igreja falam sobre.

Acompanhe a agenda catequética diocesesa através do link: https://goo.gl/DSoswA