Ordem Terceira do Carmo

Carmelo de Campo Limpo recebe oito novos irmãos no noviciado e 10 irmãos professaram votos temporários

 |  Ir. Silvano Tenorio Felix, OT. Carm.  |  Diocese
Fotos: Arquivo Pessoal

A Venerável Ordem Terceira do Carmo, neste dia 14 de abril, acolheu 8 irmãos para a experiência do noviciado e 10 irmãos que realizaram a profissão de votos temporários.

A missa foi presidida pelo Delegado Provincial Frei Petrônio de Miranda, O. Carm e concelebrada pelos padres Alessandro Carvalho de Farias e Lúcio Emer, ambos inscritos neste Sodalício Carmelitano.

Os oito irmãos que farão por um ano a experiência do noviciado, foram vestidos pelo Prior do Sodalício, Irmão Silvano Tenorio Felix, OT. Carm, e pelo Delegado Provincial, com o hábito próprio da Ordem do Carmo (Para os homens: túnica marrom, cinto preto e escapulário marrom. Para as mulheres: túnica marrom, cinto preto, escapulário marrom e mantilha branca). Eles também receberam a Regra da Ordem, que durante este período será estudada a fundo.

Os 10 irmãos que professaram votos temporários prometeram viver os conselhos evangélicos de pobreza, obediência e castidade conforme o seu estado de vida, vinculados por três anos na Ordem do Carmo. Seus superiores serão o Prior Geral Frei Míceál O'Neill, O. Carm, o Prior Provincial Frei Adailson Quintino dos Santos, O. Carm e o Prior atual do Sodalício de Campo Limpo, Irmão Silvano Tenorio Felix, OT. Carm.

A Ordem Terceira do Carmo é um organismo da Ordem do Carmo. — Imagem: Arquivo Pessoal.

A Venerável Ordem Terceira do Carmo é um organismo da Ordem do Carmo. Os leigos inscritos em um sodalício estão ligados à Ordem do Carmo como irmãos carmelitas seculares, podendo viver a sua consagração religiosa sendo presença carmelita onde estiverem.

A Ordem é dividida em comunidades, fraternidades ou comunidades acompanhadas pelos superiores da Ordem Carmelita ou seus delegados. Estes grupos são instituídos pelo Prior Geral da Ordem Carmelita, de acordo com a lei da Igreja, com a aprovação prévia do Bispo local. Aqueles que desejam ser membros da Ordem Terceira Carmelita devem ser católicos praticantes.

Os noviços de 2024 e suas paróquias de origem:

Ir. José Aristocilio de Souza Junior (Junão) – Paróquia de Todos os Santos – Embu das Artes.

Ir. Roseane Aparecida Larrosa de Souza – Paróquia de Todos os Santos – Embu das Artes.

Ir. Naiara Andrade – Paróquia de Todos os Santos – Embu das Artes.

Ir. Kelly Moura da Rocha – Paróquia de Todos os Santos – Embu das Artes.

Ir. Aparecida Joana dos Santos – Paróquia de Todos os Santos – Embu das Artes.

Ir. Jailton Rodrigues Alexandre Gouveia da Cruz – Paróquia Cristo Ressuscitado – Embu das Artes.

Ir. Rosângela Santos Rocha – Paróquia São José e Santo Eduardo – Embu das Artes.

Ir. Elisabeth Soares – Paróquia Nossa Senhora das Dores – Itapecerica da Serra.

Os irmãos que professaram votos temporários e suas paróquias de origem:

Ir. Marcos Roberto de Oliveira, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Marli Raquel de Oliveira, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Maria Helena Ribeiro Carvalhaes, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Roney de Moraes, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Santa Oliveira de Souza, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Quitéria Cicera Bezerra, OT. Carm – Paróquia São Francisco e Santo Estevão – Campo Limpo.

Ir. Arlinda Gonçalves da Silva, OT. Carm – Paróquia N. Sra. das Vitórias e São Lucas – Embu das Artes.

Ir. Maria Aparecida Melo, OT. Carm – Paróquia N. Sra. das Vitórias e São Lucas – Embu das Artes.

Ir. Ivonilde Silva de Souza. OT. Carm – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Taboão da Serra.

Ir. Sonia Maria Thomaz, OT. Carm. - Paróquia N. Sra. das Vitórias e São Lucas - Embu das Artes.

A Província Carmelitana Fluminense deseja através de suas orações, que estes irmãos perseverem nesta caminhada formativa, procurando servir a Deus e a Igreja no apostolado junto ao Povo de Deus.