39º Sodalício do Carmo da Província é instalado na diocese

No dia 12 de junho, na matriz da Paróquia São Francisco e Santo Estevão, às 10h30, aconteceu a instalação do 39º Sodalício da Ordem Terceira do Carmo, Santo Alberto de Jerusalém, o primeiro da Diocese de Campo Limpo.

Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, presidiu a celebração ao lado do frade Adaílson Quintino dos Santos – padre provincial, frei Carlos André – delegado provincial para a Ordem Terceira do Carmo, irmão Davi Rufino – coordenador da Comissão para a Ordem Terceira do Carmo e irmão Valcir – conselheiro para animação vocacional. Também concelebraram os padres diocesanos Alessandro Carvalho de Faria (pároco), Roberto dos Santos, Welington Angelino e Gian Ruzzi.

A cerimônia teve momentos marcantes como: à leitura do decreto de ereção emitido pela Cúria Carmelitana de Roma, logo no início da celebração, bem como, depois da homilia, do rito de entrada de sete irmãos ao noviciado.

O provincial, frei Adaílson, em sua homilia ressaltou as características espirituais, carismáticas e de serviço da ordem. Lembrou ainda, que embora esta instalação já estivesse planejada há algum tempo e que devido à pandemia não havia sido possível, o dia não poderia ter sido tão providencial: dia dedicado ao Imaculado Coração de Maria.

Aliás, ainda nesta celebração, Dom Luiz abençoou a mais nova imagem do Imaculado Coração de Maria, comprada para substituir uma imagem da Senhora de Fátima no presbitério.

Todo o rito foi transmitido ao vivo. Poucos membros puderam participar presencialmente pelas restrições impostas pelo distanciamento social na prevenção da disseminação do novo  coronavírus.

Você pode rever toda a cerimônia deste dia marcante para os membros e para a Igreja, clique aqui.

Entenda a Ordem Terceira do Carmo

A Ordem Terceira da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo é uma associação de fiéis que, em resposta a um chamado de Deus, prometem viver o Evangelho no espírito da Ordem Carmelita e sob sua orientação.

Assim como os leigos, os sacerdotes diocesanos, que encontram no carisma carmelita a ajuda para suas vidas espirituais e sua missão na Igreja e no mundo, podem ser membros da Ordem Terceira Carmelita.

O membro da Ordem Terceira está ligado à Ordem Carmelita por meio da promessa que ele ou ela faz. É possível, seguindo um costume muito antigo, fazer votos privados de castidade, pobreza e obediência de acordo com o estado da pessoa em vida, a fim de ser consagrado mais intimamente a Deus.

Os leigos carmelitas, cheios do espírito da Ordem, procuram viver a própria vocação escutando silenciosamente a Palavra de Deus (Lectio Divina). De acordo com a tradição constante do Carmelo, eles cultivam especialmente a oração em todas as suas formas.

Os membros da Ordem Terceira se inspiram nas figuras de Nossa Senhora e do Profeta Elias pai espiritual da Ordem do Carmo.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues