21º Retiro anual do Apostolado da Oração reúne 1500 pessoas na Catedral
O movimento do Apostolado da Oração (AO) das diversas paróquias da diocese se reuniu pela 21ª vez para um dia de espiritualidade e formação. O encontro aconteceu na Catedral Sagrada Família, que acolhe o evento pela oitava vez, no feriado da Proclamação da República, 07 de setembro.
Bem cedo, jovens, senhores, senhoras e demais publico foram preenchendo os bancos da catedral para rezarem o terço pelas mais diversas intenções e abrir oficialmente o encontro de 2023. Antes da primeira colocação, da Irmã Keller Cordeiro, Carmelita Mensageira do Espírito Santo, todos cantaram em alta voz o Hino do Apostolado da Oração, enquanto um passeio das bandeiras e estandartes do movimento circulava pelo corredor central.
Este ano, a apresentação e orientações foram dadas pelo irmão Johnatan da Santíssima Virgem Maria, PF. O assessor do movimento, padre César Rossi, chegou perto da hora do almoço, vindo direto do Retiro do Clero Diocesano para participar e celebrar a missa de encerramento.
Um coração te chama
Depois da primeira colocação, foi à vez do Frei Silvio Mendonça, Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, trazer toda a espiritualidade que o tema do retiro – Um Coração te chama – desejou proporcionar aos participantes. O frei, falando sobre sua própria história de vida, ex-policial que sempre se imaginou com uma família constituída, explicou como o grande CORAÇÃO de Jesus o envolveu e o chamou a vida consagrada.
Ao meio dia, o frei encontro encerrou a primeira parte do dia com a Benção do Santíssimo Sacramento.
Muito louvor e Santa Missa
Depois do intervalo para o almoço, onde foi possível ver a interação entre os membros do apostolado, muita música e animação marcou a volta ao espaço formativo. Frei Silvio, cantou e rezou em um pocket show, antes da missa presidida pelo padre Cesar Rossi.
Padre Cesar, em sua homilia, enfatizou sobre a alegria de celebrar o 21º encontro do movimento que tem a oração diária, a vida sacramental, sobretudo eucarística e a meditação da Palavra como ‘causa’ principal de ser e estar em atuação. E pediu aos mais de 1500 participantes que “se empenhem em rezar sempre pelo clero, pelos seminaristas e pelas vocações religiosas”, lembrando a vivência do Ano Vocacional.
No final da Santa Missa, por volta das 17 horas, o retiro foi encerrado com os já tradicionais sorteios e segundo Doralice Alencar: “ficou o gostinho de quero mais, ano que vem estarei de volta”.
A serviço da Igreja
O Apostolado da Oração é um movimento eclesial de oração pela missão da Igreja e pelas necessidades da humanidade, expressos mensalmente nas intenções de oração do Papa. Seus membros procuram viver a espiritualidade apostólica e eucarística, fundamentada na devoção ao Sagrado Coração de Jesus.