CEN

Segundo dia do CEN tem estreia do Simpósio Teológico, Momento Mariano e Vigília da Juventude

 |  Imprensa 18º CEN  |  Igreja no Brasil
Comunicação 18º CEN

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) retoma as atividades neste sábado (12) com missa celebrada, às 8h, na capela montada no Centro de Convenções (Cecon) de Pernambuco, em Olinda (PE). No mesmo horário e também dentro do pavilhão do Cecon, serão reabertas ao público a Exposição Testemunhas de Santidade, a mostra das Pastorais Sociais e a Feira Católica.

Este segundo dia do CEN é marcado pela estreia do Simpósio Teológico que será composto por conferências e oficinas conduzidas por padres, bispos e cardeais do Brasil, e seguirá até segunda-feira (14) sempre a partir das 9h, no Teatro Guararapes. Única atividade paga do Congresso, o Simpósio tem o objetivo de aprofundar o mistério da Eucaristia – “fonte e ápice de toda vida cristã” – a partir do Texto-Base. Esse subsídio reúne escritos de religiosos, doutores e estudiosos em sete capítulos que se desdobram a partir do tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46) do CEN.

A primeira conferência do Simpósio Teológico discutirá a “Espiritualidade Eucarística: Entre piedade e escrúpulos” e será ministrada pelo bispo da Diocese de Nossa Senhora do Livramento (BA), Dom Armando Bucciol. O mesmo mote será o norteador da oficina conduzida pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, às 11h.

No mesmo horário, mas no Auditório Tabocas ocorrerá a oficina “Celebração Eucarística e ministérios” assessorada pelo Padre Francisco Taborda, SJ. Já no Auditório Beberibe o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, conduzirá a oficina “A liturgia da Palavra na Celebração Eucarística”.

Catequeses Públicas

A partir deste sábado até a segunda-feira (14), o público poderá acompanhar as Catequeses Públicas que serão ministradas no palco montado na Feira Católica. As sessões ocorrerão sempre às 14h e às 16h.

No primeiro dia, o bispo da Diocese de Araçuaí (MG) e membro do Instituto Prado, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, apresentará o tema “Eucaristia e Missão”, às 14h. Na segunda catequese, às 16h, a religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, Maria Inês Vieira Ribeiro apresentará o tema “Aspectos essenciais da teologia eucarística católica”.

Momento Mariano

Tradicionalmente a Igreja dedica o sábado à Nossa Senhora e no Congresso não será diferente. Às 18h, devotos de Maria se reunirão nas 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife para rezar o Santo Terço, com transmissão a partir dos santuários:

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela, zona norte do Recife (1º mistério);

Santuário Mãe Rainha de Schoenstatt, em Ouro Preto, Olinda (2º mistério);

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho (3º mistério);

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Escada, em Escada (4º mistério);

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, na Soledade, centro do Recife (5º mistério).

A Oração do Terço Mariano será apresentada pelo padre e cantor Damião Silva com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife e pelas TVs de inspiração católica. O encerramento será com o legado pontifício, o bispo emérito de Leiria-Fátima, o Cardeal Dom António Marto, que presidirá, às 19h, a Celebração Eucarística, no Santuário de Fátima – o primeiro do mundo dedicado à santa.

Programação cultural

O sábado também marca o início das apresentações culturais nos principais teatros do Grande Recife. O espetáculo de estreia será o “A Grande Missa Nordestina”, às 19h, no Teatro Guararapes, no Cecon.

A obra composta em 1977 para coro solistas e orquestra que apresenta fortes influências da paisagem sonora do Nordeste, resgata melodias tradicionais de violeiros, rabequeiros e aboiadores, dentre outros. A apresentação será executada por mais de 200 músicos e instrumentistas sob a regência do maestro José Renato Accioly.

Os shows nos teatros serão abertos ao público, porém será necessário a retirada do ingresso uma hora antes do evento devido à limitação de público dos espaços.

No palco da Feira Católica também haverá shows. Às 8h30 se apresentará o Trio Nordestino; às 13h, o Reisado Imperial; às 17h; e às 19h, o Coral do Movimento Pró-Criança. O acesso também é gratuito. Haverá um polo na Ilha de Deus, onde a Escola Pernambucana de Circo fará seu espetáculo às 17h.

Vigília da Juventude

Jovens de todo o Brasil viverão um momento especial na Vigília da Juventude, que será realizada na área externa do Cecon. Serão 10 horas de louvor, shows, adoração e missa, começando às 20h do sábado com acolhida e saudação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, seguida de apresentação cultural.

Às 23h, os jovens acolherão as relíquias dos beatos Carlos Acutis e Benigna Cardoso. Logo depois, à 0h do domingo (13), o presidente da Comissão Regional Pastoral para a Juventude da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Santos Cruz, presidirá a Santa Missa.

Após a Celebração da Eucaristia, o padre Adilson Simões, da Diocese de Pesqueira (PE), conduzirá a catequese e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 2h45, o Frei Gilson assumirá o momento de adoração até às 4h quando será rezado o Santo Rosário em homenagem a “Maria, mulher eucarística”. O encerramento será às 6h com a apresentação do tenor Igor Alves.