Seminário Vocacional

Brasil: I Seminário Vocacional encoraja novos rumos da animação vocacional no país

Foi um sinal de esperança para o processo de animação vocacional na Igreja do Brasil. Ao longo de três dias, 160 pessoas de diversos organismos, regionais e comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) participaram do evento que é uma das marcas do 3º Ano Vocacional.
 |  Vatican News  |  Igreja no Brasil
Foto: Arquivo Pessoal

O I Seminário Vocacional Nacional reuniu entre os dias 19 e 21 de maio mais de 160 pessoas de diversos organismos, regionais e comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O evento aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), e meditou o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil: “Vocação: graça e missão”, sob o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Por três dias, os participantes puderam acompanhar colóquios e reflexões e, a partir de grupos de trabalho, debater as diferentes realidades da animação vocacional do Brasil. O ambiente de oração, proporcionado pelo mosteiro jesuíta onde o seminário aconteceu, colaborou para as reflexões acerca do tema, sob a luz da palavra de Deus e da vida em comunidade.

A programação de três dias

Na sexta-feira, 19 de maio, os participantes vindos de diversos estados do país foram recebidos no Mosteiro de Itaici e, após o jantar, se uniram para a oração inicial. Após um momento de reflexão e oração, os integrantes caminharam em procissão até o teatro, onde foram apresentados de acordo com sua região de origem. Irmã Clotilde Prates, membro do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), abriu o seminário com o colóquio: “Problematização da realidade”, debatendo a situação da animação vocacional e seu cenário no país.

Iniciando o segundo dia de seminário na manhã do sábado, 20 de maio, o bispo da diocese de Novo Hamburgo (RS) e coordenador geral do Seminário Vocacional Nacional, dom João Francisco Salm, presidiu a celebração eucarística. Segundo o bispo, o chamado vocacional é direcionado aos corações de todos os fiéis, mas advertiu que a vida cristã vocacionada não deve ser vivida na individualidade, mas no serviço à comunidade, doando sua vida pela missão que assumiu: “nós, cristãos, somos chamados a dar a vida. Quem não quer dar a vida, não é cristão”, ressaltou.

Seminário debate vocação sob o olhar teológico e antropológico

Após a missa, os integrantes participaram de um momento de descontração durante o café da manhã, onde puderam conversar sobre as primeiras impressões do Seminário. Em seguida, o padre Valdecir Ferreira, presbítero da Diocese de Apucarana (PR) e membro do Instituto de Pastoral Vocacional, conduziu o segundo colóquio do evento, discutindo a antropologia da vocação sob o olhar teológico. “A vocação é um processo, ou seja, mistério que Deus traz para nossa vida”. Ainda segundo ele, a vocação de cada indivíduo, seja ela qual for, deve levar a uma relação com os irmãos: “a teologia aponta a pessoa como um ser de relações”, completou.

Para instigar ainda mais os participantes a debaterem e questionarem as diversas realidades da animação vocacional no Brasil, uma mesa redonda foi realizada com a presença da Ir. Clotilde Azevedo, membro do IPV; do Pe. Valdecir Ferreira e do leigo Carlos Eduardo. Monsenhor Juarez Destro foi quem moderou o debate. Nele, os presentes apresentaram suas questões quanto à animação vocacional nas diferentes regiões do país como, por exemplo, aquela direcionada aos povos indígenas e quilombolas.

À tarde, participantes foram agrupados em equipes de trabalho, onde tiveram a oportunidade de aprofundar ainda mais suas discussões e vivências pessoais, com relação a diferentes aspectos da animação vocacional. O trabalho do dia culminou em um momento oracional mariano, que teve como horizonte a figura de Maria, aquela que é modelo de chamado, em agradecimento à vocação de cada indivíduo presente no Seminário. Uma noite cultural animou os participantes após o jantar, com apresentações culturais e musicais, de danças e teatro.

Carta à Igreja no Brasil

No 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 21 de maio, a Santa Missa da Ascensão encerrou solenemente o I Seminário Vocacional Nacional. Dom Ângelo Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), presidiu a Eucaristia. Na homilia, o bispo deu um olhar vocacional à Ascensão do Senhor por toda a Igreja, dizendo que a subida de Jesus aos céus não deve representar um “abandono” do Senhor, mas, sim, um verdadeiro envio à missão para todos nós: “o Espírito do Senhor está conosco e nos fortalece na missão”, disse ele.

Ao final da celebração, os organizadores do Seminário apresentaram o rascunho de uma carta aberta que será direcionada às paróquias e dioceses do país. A carta foi elaborada a partir das discussões que a iniciativa se propôs a levantar e refletir, buscando novos meios para uma animação vocacional mais humana e solidária. Sob a bênção de monsenhor Juarez Destro, todos os participantes partiram para suas dioceses e comunidades com a esperança renovada e certos de que a animação vocacional no Brasil ganha novos rumos.

Colaboração: Equipe de Comunicação do Seminário Vocacional Nacional