Um justa homenagem a um padre dedicado e querido do Embu das Artes

Padre Manfredo recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Embu das Artes com o título de Cidadão Embuense

 |  Danilo Rodrigues  |  Diocese
Mayara Lamenha

No último dia 23 de fevereiro a Câmara Municipal de Embu das Artes homenageou o reverendíssimo Padre Manfredo José dos Santos, com o título de Cidadão Embuense, considerada a mais alta honraria que o Legislativo concede, em nome do povo embuense, às pessoas que tenham, de forma direta ou indireta, prestado serviços relevantes à comunidade. Essa data foi escolhida em virtude da comemoração do aniversário do padre, que recebeu também carinhosas homenagens de seus paroquianos.

A homenagem ocorreu durante a celebração eucarística rezada na paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago Apóstolo, da Forania Embu das Artes. A honraria é fruto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado. Estiveram presentes o prefeito Ney Santos, o presidente da Câmara e vereador Hugo Prado, e outras autoridades civis e eclesiásticas.

Padre Manfredo, nascido em Almenara-MG, região do Vale do Jequitinhonha, como muitos munícipes residentes de seu território paroquial, veio ao Estado de São Paulo na década de 1990 em busca de oportunidades da grande metrópole. Aqui ele trabalhou, ajudou sua família e encontrou sua vocação. Reside em Embu das Artes desde 2004, quando ainda era seminarista e começou a desenvolver trabalhos pastorais na periferia do município.

Hoje, padre Manfredo é pároco da paróquia São Vicente de Paulo e São Tiago Apóstolo, onde goza de imenso carinho e respeito de seus paroquianos que o têm como grande exemplo de serviço a Deus através da caridade, fazendo lembrar fama do padroeiro de sua comunidade matriz, São Vicente de Paulo. Padre Manfredo é presidente da creche Florestan Fernandes, que acolhe centenas de crianças carentes da região e também é o atual presidente da Associação Pastoral e Social São Francisco de Assis, que desenvolve projetos de educação, lazer e cultura aos moradores da periferia de Embu das Artes.

Sempre envolvido na defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis, padre Manfredo engrandece a história do município de Embu das Artes com seu testemunho de que vale a pena lutar por uma sociedade mais justa e fraterna.