Seis seminaristas recebem ministérios de leitor e acólito

Com alegria e no dia do santo padroeiro dos padres, seis seminaristas diocesanos são instituídos leitores e acólitos para o serviço da Igreja.

 |  Redação  |  Diocese
Luis Carlos da Silva

No dia em que a Igreja celebrou a memória de São João Maria Vianney, (04 de agosto), seis seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, foram instituídos leitores e acólitos, durante a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, e concelebrada pelos reitores: padre Lidionor Sampaio e Padre Rodrigo Antônio da Silva, além de vários outros padres onde os seminaristas atuam ou atuaram pastoralmente.

Por conta da pandemia do novo coronavírus e pela limitação de pessoas no interior da Catedral Sagrada Família, a missa, foi transmitida ao vivo pelas redes sociais diocesanas, Facebook e Youtube, além da página do seminário e de algumas outras paróquias. Os poucos presentes mantiveram o distanciamento social e o uso de máscara durante toda a celebração.

As instituições ao leitorato e acolitato são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, e estando apto vão dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa.

Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Luiz destacou a importância da instituição dos ministérios e destacou que todos perseverem em serem grandes colaboradores do Reino de Deus, anunciando a Palavra e praticando as ações que colabora na edificação da comunidade.

Os seminaristas recebem estes ministérios no terceiro e quarto anos de teologia. Este ano, recebeu o ministério de leitorato os seminaristas Lucas Barboza de Oliveira, Isael Santos Rodrigues, Otávio Augusto Oliveira de Freitas e Robson José da Silva e o ministério de acolitato, os seminaristas Aloisio de Melo Sousa e Wesley Michel da Cruz.