Região Episcopal 4

Região Episcopal 4 recebe a visita do bispo eleito

Na manhã do dia 18, párocos, vigários e diáconos das foranias Morumbi e Taboão da Serra, participaram de um encontro com o bispo eleito, Mons. Valdir José de Castro.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Na terça, (18), a Região Episcopal 4, que compreende as foranias Morumbi e Taboão da Serra, tiveram seu primeiro encontro com o bispo eleito para a Diocese de Campo Limpo em 14 de setembro pelo Papa Francisco, Monsenhor Valdir José de Castro, ssp. A idéia foi apresentar um panorama geral da região e ter um primeiro contato com o clero atuante nas paróquias.

O encontro da Região 4, aconteceu na Paróquia Santa Suzana, e foi conduzida pelo vigário episcopal, padre Manoel Corrêa Viana Neto, que deu as boas vindas a todos os presentes e agradeceu de maneira especial a disponibilidade do bispo eleito para o encontro.

Depois da apresentação geral, os vigários forâneos, padre Lourivaldo Lino Gonçalves (Morumbi) e padre Esmeraldo Diniz da Silva (Taboão da Serra) apresentaram as realidades do entorno das foranias e cada pároco e vigário das 27 paróquias se apresentou e falou resumidamente sobre seu território paroquial, serviços sociais e sobre si.

Terminada a apresentação das paróquias e clero, monsenhor Valdir falou um pouco sobre sua expectativa para o governo da diocese e enfatizou sobre os desafios e sobre a continuidade dos trabalhos. “Ninguém caminha sozinho, sempre trabalhei por e pela unidade, vamos dar continuidade ao que já existe, respeitando a caminhada dos bispos anteriores e percorrendo a estrada ao lado do povo, estamos aqui, todos nós, para trabalhar pelo povo de Deus.”

Ainda sobre os desafios, apontou o caminho do diálogo como solução para trabalhar as diferenças: “O maior desafio da unidade é trabalhar as diferenças, caminhar com o diferente, buscando sempre o diálogo. Nem sempre vamos encontrar pessoas que pensam como nós, achar o equilíbrio a partir do diálogo é um desafio possível”.

Monsenhor Valdir propôs sugestões de temas para a Atualização Teológica do Clero, que deve acontecer entre os dias 13 a 16 de fevereiro do próximo ano, na cidade de Aparecida, para ser votado, além de abrir para sugestões de outros temas. O bispo eleito pretende escutar ao longo das reuniões das regiões, a opinião do clero para que seja definido o tema.

Todas as regiões receberão a visita do bispo eleito antes da ordenação episcopal. Sobre isto, monsenhor Valdir revelou que este primeiro contato é importante para conhecer o clero com quem vai trabalhar, bem como para escutar, “escutar com os ouvidos do coração”.

Entre fotos, cumprimentos e desejos de boas vindas à reunião foi encerrada com um almoço servido pela paróquia a todos os presentes.

Conhecendo o território

Depois do almoço, mons. Valdir, acompanhado do anfitrião da reunião, padre Manoel, percorreram o território da forania Morumbi com uma passagem rápida pelas paróquias. O território da forania Taboão recebeu a rápida passagem do bispo eleito no dia seguinte.