Semana Bíblico-Missionária

Primeira Semana Bíblico-Missionária fortalece fé e missão com enfoque no Apóstolo São Paulo

Com aulas profundas o evento inaugural organizado pelo IDTEO e COMIDI inspira os participantes a seguir o exemplo missionário do Apóstolo Paulo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A primeira Semana Bíblico-Missionária, fruto de uma parceria inédita entre o Instituto de Teologia Diocesano (IDTEO) e o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), trouxe para o centro do debate o querigma na vida e missão do Apóstolo Paulo. Realizado entre os dias 01 e 04 de outubro, o evento aconteceu no Centro Pastoral Sagrada Família, oferecendo aos inscritos a opção de participar presencialmente ou on-line, e contou com cerca de 130 participantes engajados nas duas modalidades.

Desde o início, o clima de entusiasmo era palpável. Na abertura, o padre Arthur Carvalho, diretor do IDTEO, e Sheyla Leite, coordenadora do COMIDI, deram as boas-vindas aos presentes, destacando a riqueza de conteúdo que seria oferecida por professores com vasta experiência acadêmica e pastoral.

A primeira aula foi conduzida por Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano e religioso Paulino, que falou com paixão sobre o tema "Quem foi São Paulo?". Com sua abordagem envolvente, Dom Valdir apresentou o Apóstolo Paulo como um dos maiores missionários do cristianismo, cativando a audiência desde o primeiro momento. Na segunda noite, o padre Boris Nef Ulloa, professor da Faculdade de Teologia da PUC/SP, trouxe uma interpretação aprofundada da "Primeira Carta aos Coríntios". Sua didática acessível e interativa fez com que o tempo de aula passasse rapidamente, como observou uma das alunas: "Foi tão envolvente que nem vi a hora passar".

No terceiro dia, o padre Carlos Contieri, sj, diretor do Pateo do Collegio, em São Paulo, apresentou uma análise exegética das Cartas de Paulo. Sua aula foi marcada pelo elogio à iniciativa da Semana Bíblico-Missionária, destacando a importância de estudos como esse para a compreensão das Escrituras e o fortalecimento da missão evangelizadora.

aula4

A última noite ficou a cargo do teólogo e leigo, Raylson Araújo, que é também coordenador de pastoral do Colégio Mão Amiga, que encerrou o ciclo de aulas com uma reflexão sobre a responsabilidade missionária de Paulo, em sua aula intitulada: "Ai de mim se eu não evangelizar". A profundidade das discussões tocou os participantes, despertando novas perspectivas sobre a missão evangelizadora atualmente.

O encerramento da Semana Bíblico-Missionária foi marcado por uma missa emocionante no sábado, 5 de outubro, realizada na Catedral Sagrada Família. A celebração foi presidida pelo padre Laerte Soares Rosa e concelebrada pelos padres André Vascon e Arthur Carvalho, contando com a presença de fiéis que, unidos em oração, deram início ao mês missionário. A atmosfera de união e diversidade refletia o compromisso dos participantes com a jornada de fé e aprendizado, encerrando a semana com um profundo sentimento de gratidão e renovação espiritual.

Durante a missa, um momento especial foi o envio missionário de Maria Conceição, que, a partir de janeiro de 2024, partirá em missão para Maputo. Esse gesto simbolizou a força do espírito missionário, que a Semana Bíblico-Missionária buscou fortalecer.

A iniciativa conjunta do Instituto de Teologia Diocesano (IDTEO) e do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) mostrou não apenas a potência da formação contínua, mas também como a colaboração entre diferentes áreas da Igreja pode revitalizar o impulso missionário nas comunidades. Inspirados pela vida e missão de São Paulo, os participantes foram convidados a seguir seu exemplo, levando o Evangelho a todos os cantos do mundo.

aula6