Skip to main content

Dízimo

Pastoral Diocesana do Dízimo promove encontro de capacitação sobre Maria

Formação de capacitação da Pastoral Diocesana do Dízimo teve encontro sobre Maria com autor do livro: Dízimo uma nova experiência.
 |  Mª Aparecida Fernandes  |  Diocese

No sábado, 15 de abril, a Pastoral Diocesana do Dízimo realizou no Salão Sagrada Família mais um encontro diocesano da pastoral. Assessorou o encontro padre Cleiton Viana da Silva, autor do livro: Dízimo, uma nova experiência, editado e publicado pelas Paulinas.

O coordenador diocesano da Pastoral, Aparecido Fernandes, acolheu todos os presentes, por forania, e ao citar Mirim-Guaçu, explicou o significado da palavra: “Mirim-Guaçu é uma abelha pequena, não agressiva. Somos, a grosso modo, como abelhinhas. Precisamos cuidar da ‘nossa colméia’ para que nenhuma das nossas pequenas abelhas se perca, da nossa pastoral. Hoje, com a presença do padre Cleiton, ganhamos um ‘pólen novo’, ou seja, novos conhecimentos, para disseminarmos em nossas comunidades”.

Aparecido explicou ainda sobre o caminho de papel picado vermelho, que todos podiam visualizar logo na chegada: “O tema deste ano da Pastoral Diocesana do Dízimo é: “O caminho se faz caminhando”, para evangelizar é preciso percorrer o caminho proposto por Deus e se atentar aos atalhos que ajudam a entender o porquê e para que serve a pastoral do dízimo. No caminho temos a evolução, um exemplo é o grande número de dizimistas que se utilizam do pix para efetuar sua oferta, um atalho que contribui com o caminho”.

Desde fevereiro de 2023, Nossa Senhora Auxiliadora foi eleita mãe dos dizimistas na diocese e para recordar a escolha, a imagem percorreu o corredor central ao som do hino de consagração a Virgem Maria.

O Coordenador de Pastoral, padre Marcos Joaquim Patrício acolheu o convidado, padre Cleiton, da diocese de Mogi das Cruzes e aconteceu a apresentação das equipes de coordenação, apoio e da secretaria da pastoral diocesana.

Dízimo, uma nova experiência

dizimo
Padre Cleiton Viana da Silva, autor do livro: Dízimo, uma nova experiência. — Imagem: Daniele Barbosa.


Bem articulado e a vontade, padre Cleiton falou primeiramente da alegria de estar presente e fez questão de apresentar os casais, da diocese de Mogi das Cruzes, que estavam com ele: “Vieram comigo três casais, um casal da Paróquia São Pedro Apóstolo, outro da Paróquia Nossa senhora D’ajuda e os coordenadores diocesanos do dízimo”.

Ao falar sobre o tema que é um dos capítulos do seu livro, Dízimo, uma nova experiência, mencionou que para escrever trabalhou em sintonia com o documento 106 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que dá todas as indicações de como trabalhar o dízimo nas paróquias e comunidades.

“O objetivo do livro é ajudar os agentes e a comunidade a crescerem na prática do dízimo, saboreando uma espiritualidade que sustente a todos com alegria, fé e entusiasmo”, disse.

Com um diálogo aberto usou durante todo o tempo textos bíblicos que referenciaram o sentido do ser dizimista e que deu o tom do tema: Nossa Senhora, Mãe dos dizimistas. “O livro é um itinerário para ajudar a ganhar mais conhecimento sobre o dízimo e também fará cada leitor crescer na experiência do louvor e entrega a Deus. Nossa Senhora, chamada aqui de Mãe dos Dizimistas, é fiel a Palavra. Em nenhuma passagem do Evangelho Maria é citada como dizimista, mas é citada como uma mulher fiel e cumpridora das leis.”

“Ser devoto de Nossa Senhora é o primeiro passo para compreender a força da espiritualidade que brota do dízimo. Maria é mãe, mãe de todos que oferecem seus dons, não por medo ou constrangimentos, mas por fidelidade e compreensão”, explicou padre Cleiton.

“Com livro, formações, reuniões, o que a Pastoral do Dízimo precisa oferecer em primeiro lugar é o aprofundamento da fé, através de uma melhor compreensão do dízimo e da relação dele com a vida de cada um”.

Antes de encerrar sua fala, padre Cleiton fez um apanhado dos seus livros e divulgou um curso sobre Mariologia em seu perfil no Instagram e abriu para perguntas.

Padre Andre Vascon, Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo, esteve presente e falou sobre o ‘caminhar juntos’ entre as pastorais, já que também é Assessor da Área Missionária: “Cada uma tem sua importância, mas a união das pastorais nos fará alcançar com mais abrangência os corações”.

No encontro teve ainda uma dinâmica com o santo terço e no encerramento o Assessor da Pastoral, Aparecido Fernandes, convidou padre Cleiton para estar novamente em um dos encontros para falar sobre mais um capítulo do seu livro: O terço pelos dizimistas, o padre imediatamente aceitou.

A manhã de formação e aprendizado teve uma participação expressiva das paróquias da diocese.

Dízimo: 20 anos evangelizando e testemunhando a fé!