Skip to main content

Pastoral da Criança

Pastoral da Criança tem nova coordenadora e retomada dos trabalhos presenciais

A Pastoral da Criança retomou as suas atividades presenciais com encontro de espiritualidade para 100 líderes e apresentação da nova coordenação.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Arquivo Pessoal

 

A Pastoral da Criança da Diocese de Campo Limpo realizou na manhã do dia 06 de agosto, no Centro Pastoral Sagrada Família, um encontro de líderes da pastoral. Mais de 100 agentes participaram do encontro para vivenciar um momento de retomada e de espiritualidade, após quase três anos sem encontros presenciais, por conta das restrições causadas pela pandemia do Covid-19.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atualmente faz parte da Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora. Na Diocese a pastoral está presente há 35 anos e foi concebida quando o território diocesano ainda pertencia à Região Itapecerica da Serra, da Arquidiocese de São Paulo.

No Brasil a iniciativa começou em 1983 com a dra. Zilda Arns, médica e sanitarista, a pedido da ONU e do Ministério da Saúde, através de convite feito pelo seu irmão, Dom Evaristo Arns que procurava responder ao questionamento: como a Igreja Católica poderia ajudar a tirar nossas crianças da morte e desnutrição? Desde então iniciou-se um trabalho em rede que hoje atinge 24 países do mundo.

A Pastoral da Criança alicerça sua atuação na organização e na capacitação de líderes voluntários que geralmente vivem na comunidade onde atual e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação e nutrição, conforme o artigo 2º do estatuto.

O trabalho da Pastoral da Criança na Diocese sempre mereceu muitos elogios. Em 1997, ano em que a pastoral completou uma década em território diocesano, 400 líderes comunitários assistiram mais de oito mil crianças. Em 2018 foram atendidas 2.448 crianças, 2.063 famílias e 117 gestantes. A equipe era composta por 243 líderes e 266 apoios, totalizando 509 voluntários.

No encontro foi também apresentada a nova coordenadora da pastoral, Eliene Fernandes. Cristina Flores, que caminhou longos anos à frente do trabalho da pastoral, deixa a coordenação, mas permanece como líder comunitária. O Assessor Diocesano da Pastoral, padre Amauri Batista de Paulo, esteve presente e manifestou a sua felicidade com a volta dos encontros presenciais.


Notícias Relacionadas

Pastoral da Criança celebra 31 anos em missão a serviço da vida

A Pastoral da Criança da Diocese de Campo Limpo celebrou no dia 22 de setembro 31 anos de existência e 28 anos da Cáritas Diocesana na Catedral Santuário Sagrada Família, com missa em Ação de graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes.

A Pastoral da Criança precisa e quer contar com sua ajuda!

Pastoral da Criança convida a todos para auxiliar na retomada das atividades da pastoral