Pastoral da Comunicação Diocesana se reúne para encontro de formação e escuta

A Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom) se reuniu no sábado, 11 de fevereiro, para o primeiro encontro do ano. Com o tema: Falar com o coração, o encontro reuniu 37 paróquias e 90 agentes e contou com a presença do bispo diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

O primeiro encontro diocesano da Pastoral da Comunicação de 2023 reuniu 90 agentes de 37 paróquias, no dia 11 de fevereiro, no Salão Sagrada Família, para um encontro de formação e escuta e contou com a participação do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, que em seu primeiro contato com os agentes da Pascom, refletiu sobre a comunicação e sua transversalidade a serviço da comunhão.

Os agentes foram chegando a partir das 8h30 da manhã e rapidamente o salão ganhou o colorido e a alegria do reencontro. O último encontro diocesano aconteceu em agosto de 2022. No início,  a oração da hora terça, conduzida pelo seminarista Pedro Gomes.

Comunicação como eixo transversal

Logo no início de sua apresentação se mostrou feliz em encontrar os agentes pessoalmente e o quanto é importante essa relação mais próxima: “É tão bom encontrar as pessoas, ter esse diálogo, essa comunhão olhando nos olhos”.

Durante o aprofundamento do seu tema, falou sobre o quanto à pastoral da comunicação é uma pastoral transversal que deve refletir sobre a incorporação das linguagens e dos novos meios nas pastorais específicas e citou pontos importantes do diretório: “Os meios são importantes, mas não são o ponto principal. O diretório nos dá boas indicações para essa transversalidade do nosso trabalho. Precisamos estar disponíveis para ajudar a todas as pastorais a dinamizar as ações comunicativas, promover o diálogo e a comunhão entre as diversas pastorais, capacitar os agentes na área da comunicação, favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação em vistas de dar visibilidade a sua ação evangelizadora e sobretudo, escutar o outro, dialogar, trabalhar as diferenças de forma que a comunhão aconteça”.

Falou também sobre as formas de comunicação e destacou a riqueza incalculável da comunicação corporal: “A primeira mídia é o corpo humano, é a mídia primária, quando dois corpos se encontram ocorre uma troca de informações visuais, olfativas, auditivas, táteis. Notem como nos comunicamos com a sobrancelha, li sobre isso esses dias e achei interessante. Não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos. Na mensagem do dia mundial das comunicações de 2021 o Papa escreveu que: Aquilo que Jesus dizia era inseparável do seu olhar, das suas atitudes e até de seu silêncio, os discípulos não só ouviam as suas palavras, mas viam-No falar”.

E recomendou a todos os pasconeiros que leiam as cartas publicadas para o dia mundial das comunicações disponíveis no site do Vaticano (clique aqui) deste modo é possível perceber o quanto é continuo o pedido da escuta uns dos outros.

Este ano, para o 57º Dia Mundial das Comunicações, a carta escrita pelo Papa Francisco apresenta como tema: Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4,15). E sobre isso, Dom Valdir frisou a importância da escuta na ação pastoral para assim falar com o coração: “É importante praticar o apostolado do ouvir. É preciso escutar antes de falar, não só para ajustar questões pastorais, mas oferecer o ouvido é o primeiro gesto de caridade. É o coração que nos move para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora”.

Comunicação e Sinodalidade

Depois da apresentação de Dom Valdir, um momento de interação e café da manhã entre os agentes, deixou todos ainda mais animados para a segunda parte do encontro.

Com o tema: Comunicação e sinodalidade, o Assessor Diocesano da Pascom, padre Rodrigo Antônio da Silva, retomou o assunto do Sínodo, modo de ser Igreja, e como praticar o caminhar juntos e o papel da comunicação.

Sobre a relação da comunicação com o sínodo, abrangeu as três frentes que podem ajudar as assembléias paroquiais a entenderem esta relação: “Primeiramente é possível ajudar na divulgação, fazendo as pessoas saberem que está acontecendo um sínodo e qual a importância para a Igreja, por exemplo, divulgando notícias. Ajudar na reflexão, fazendo com que a comunidade reflita sobre os pilares da sinodalidade: participação, comunhão e missão e a co-responsabilidade de cada um. Um dos objetivos do sínodo é alcançar consenso, isso só será possível através do diálogo e da comunicação cordial. E em terceiro lugar exercendo uma comunicação fraterna. Escutar, falar com o coração e promover proximidade, ser artesão de vínculo, como nos pede o Papa Francisco”.

E concluiu insistindo para que neste caminho e processo sinodal que a Igreja vive os trabalhos da Pascom “não sejam simplesmente técnicos, mas de promover a proximidade para que mais pessoas possam ouvir a voz de Deus”.

Bate-papo

Participou também do encontro a ex-coordenadora da Pascom, Eliane Macedo, que partilhou com os agentes as dificuldades e as alegrias de se pasconeiro. De uma forma leve e descontraída, promoveu um bate-papo interativo respondendo questões e escutando os agentes.

Outra participante que contribuiu com o encontro foi à jornalista do Setor Comunicação da Cúria Diocesana, Andrea Rodrigues, que compartilhou em breve fala sobre como enviar notícias para os meios de comunicação diocesano.

Contato com o Setor Comunicação e Pastoral da Comunicação

Emails: