20 anos da Paróquia

Paróquia São Marcos celebra 20 anos de criação

Com participação efetiva da comunidade, procissão e Santa Missas, a comemoração dos 20 anos de criação da paróquia São Marcos, Embu, emocionou e fez membros antigos recordarem grandes momentos da história.
 |  Guilherme França Alencar - Pascom Paroquial  |  Paróquias
Foto: Caroline Alencar

Dos dias 07 a 11 de Agosto aconteceu a festividade em comemoração dos 20 anos de criação da Paróquia São Marcos, forania Embu, que teve como tema: “Uma história de amor, do povo que caminha com o Senhor”.

As celebrações tiveram início no domingo, dia 07, com procissão motorizada, acompanhando a imagem do padroeiro passando por todas as comunidades que compõem a paróquia. A procissão contou com mais de 80 carros, que tomaram as ruas do bairro, em agradecimento a Deus pela intercessão do seu padroeiro.

Após a procissão, o padre José Carlos Brum, pároco, celebrou a Santa Missa, iniciando assim, os cinco dias de festa. Em sua homilia, o padre ressaltou a importância da vivência paroquial, e como durante estes 20 anos amizades e famílias foram formadas.

Nos dias 08, 09 e 10, um tríduo preparatório foi celebrado, tendo como convidados padres que tiveram alguma participação na história da paróquia. Um deles foi o padre Claudionor de Melo Leite, que participou da comunidade ainda como seminarista e diácono, e foi onde celebrou sua primeira missa como padre, o que revela seu enorme carinho pela paróquia e seus membros.

Durante o tríduo, os paroquianos pertencentes às comunidades Santa Rita, Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida prepararam momentos que recordaram a todos a história da paróquia desde sua fundação até os dias atuais.

Para encerrar a festa, no dia 11, dia em que há 20 anos a paróquia foi instituída por Dom Emilio Pignoli, hoje bispo emérito, o bispo diocesano Dom Luiz Antônio Guedes celebrou a solene ação litúrgica em ação de graças pelas duas décadas de existência da paróquia.

Em sua homilia, Dom Luiz reforçou o significado da palavra paróquia, que deve ser um lugar de fé além de nossas casas, e agradeceu ao pároco José Carlos e o povo por serem presença de Deus naquela região e levarem a boa nova do Evangelho.

No final, juntamente com todo o povo, foi entoado o Te Deum em louvor por toda a história e já pedindo a graça de Deus para a celebração do Jubileu de 25 anos da paróquia em 2027.

Todos os participantes receberam de lembrança uma imagem de São Marcos e a sua oração para que estes dias de festa fiquem guardados na memória de todos que participaram de alguma maneira destes 20 anos de história.