Ação Social

Paróquia no Peri Peri vivencia o ‘dia mundial dos pobres’ todo final de semana há um ano

O projeto, que conta com a participação ativa de aproximadamente 50 a 80 voluntários, é coordenado pelo pároco, padre Marco Antônio Schettini.
 |  Secretaria Paroquial  |  Paróquias
Fotos: Arquivo Paroquial

No final de 2017, no encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres, que a partir do ano seguinte seria celebrado sempre no XXXIII Domingo do Tempo Comum, como forma de incentivar a Igreja, que é “perita em humanidade”, a vivenciar a misericórdia de maneira concreta. Escreveu o Papa na Carta Apostólica Misericordia et Misera: “As obras de misericórdia, tocam toda a vida de uma pessoa. Por isso, temos a possibilidade de criar uma verdadeira revolução cultural precisamente a partir da simplicidade de gestos que podem alcançar o corpo e o espírito, isto é, a vida das pessoas”.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Peri Peri, Forania Morumbi, que este ano vivencia o Ano Jubilar pelos 25 anos de sua criação e instalação, comemora um ano da realização dessa ação de misericórdia, que acontece todos os sábados, no pátio da igreja matriz, oferecendo café da manhã, a partir das 9 horas e almoço, a partir do meio-dia, para a população em situação de rua, além do fornecimento de materiais de higiene pessoal, roupas e calçados, com momentos de espiritualidade e catequese, principalmente, dando atenção. Aproximadamente 50 a 80 pessoas em situação de vulnerabilidade social são beneficiados por esta ação.

Motivados pelo pároco, padre Marco Antônio Schettini, um grupo de paroquianos não cessam esforços para ajudar os menos favorecidos, cumprindo o apelo do Papa Francisco e do nosso bispo diocesano, Dom Valdir, que nos recorda em sua Carta Pastoral da importância de “evangelizar a partir de nosso contexto vital”, “especialmente os pobres e sofridos” (cf. Carta Pastoral, p. 12), sendo presença, dando atenção, aos que estão nessa situação tão difícil que é estar na rua sem um lugar para morar. E uma vez presente para eles, enxergar nas suas vidas, a ação de Deus.

Planeja-se para o futuro próximo, melhorar o projeto, oferecendo a oportunidade desses nossos irmãos e irmãs, tomarem banhos, em banheiros que já existem no pátio da igreja matriz.

Além dessa ação, a paróquia ajuda as famílias em situação de vulnerabilidade social, entregando, mensalmente, cestas básicas de alimentos, e ainda acompanha essas famílias, visitando suas casas.

A Igreja é mãe, como mãe abraça todos os filhos. Olha especialmente para aqueles que mais necessitam de apoio. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, como “célula viva” da Igreja, presente no Peri Peri, busca há um ano, ajudar irmãos e irmãs, seguindo os ensinamentos de Jesus. É a resistência a “cultura do descarte”, assumindo a “cultura do encontro”.

A declaração Dignitatis Infinita, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, recentemente, em 8 de abril, após a autorização do Papa Francisco, afirma que, “a Igreja proclama a igual dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua condição de vida ou das suas qualidades”. No documento são listadas as graves violações à dignidade nos tempos atuais, entre elas, a pobreza.

A paróquia consolida cada vez mais o trabalho de assistência aos pobres, contando com os paroquianos, envolvidos na ação e com a generosidade dos que podem estender as mãos com as doações, até mesmo de não católicos. Com essa ação, esta porção da Igreja de Campo Limpo deseja viver o Evangelho em sua verdade mais profunda, renovando a “opção preferencial pelos pobres”, como consequência do encontro com Jesus.

No Discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em 2007, o Papa Bento XVI disse que, “a opção pelos pobres está implícita na fé cristológica, naquele Deus que se fez pobre por nós, para nos enriquecer com a sua pobreza”. Essa opção nasce da capacidade de ver no pobre a pessoa de Jesus (cf. Mt 25,1-46).

Caso queira ser um colaborador do projeto, entre em contato com a Secretaria Paroquial, através do fone: (11) 3741-0466.