Festa da padroeira

Nossa Senhora do Bom Conselho: Festa da padroeira e investidura de ministros na primeira visita de Dom Valdir

Com muita alegria e cheios de entusiasmo fieis da paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho recebe bispo diocesano pela primeira vez e canta parabéns pelos 37 anos de criação.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

A paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, forania São Luiz, reviveu sua história de criação com a celebração de sua padroeira e dos seus 37 anos em missa festiva realizada na comunidade matriz, na noite de sábado, 29 de abril.

A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, contou com a participação de grande número de fiéis que aproveitaram a ocasião para conhecer pessoalmente o novo bispo diocesano. Esta foi a primeira visita de Dom Valdir à paróquia. Concelebraram o pároco, Sylvestre San-Gala Mulangwa e o vigário paroquial padre Hilton Lourenço de Barros; participou ainda o diácono João Bosco Marinho.

A celebração emocionou a comunidade paroquial presente, que já no comentário inicial pôde recordar um pouco das quase quatro décadas de trabalho e serviço sob a proteção e auxílio de Nossa Senhora do Bom Conselho. Dentro da celebração aconteceu ainda a investidura ou renovação de mais de 40 ministros extraordinários, quatro deles oriundos da paróquia Cristo Rei, forania São José.

Em sua homilia, citando a liturgia do dia, Jesus Bom Pastor e Porta, o bispo falou sobre o importante exemplo deixado por Jesus nesse evangelho: "As ovelhas precisam de alguém que as conduza, sozinhas elas não sabem para onde ir. Não se parece, esta situação, muitas vezes conosco? Nós também ficamos, muitas vezes, desorientados sem saber que caminho seguir e Jesus, que entra pela porta, e é a porta, nos chama pelo nome e conduz cada filho seu para fora e tendo saído todos aqueles que estão contigo, Ele caminha à frente orientando”.

E continuou: “Jesus não é uma porta fechada, Ele não fecha ninguém no ‘curral’, Ele dá liberdade e vida: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Jesus é a porta da vida, da salvação, a porta da cura dos nossos males, a passagem para todos nós que desejamos um mundo mais fraterno, mais solidário, mais misericordioso, um mundo mais justo, livre e de paz”.

E concluiu: “Precisamos estar atentos aos falsos pastores, os ladrões, os assaltantes e aqueles que querem nos manter ‘fechados no curral’, ou seja, alheio às realidades e com isso não trabalhando para transformar o mundo em que vivemos a partir de Jesus que é a ‘porta aberta’, vivendo e ensinando o seu evangelho”.

Investidura dos Ministros

bom conselho7
Na festa da padroeira investidura de mais de 40 ministros. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Depois da homilia, Dom Valdir deu início ao rito de instituição ou renovação do serviço oferecido pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, quase quarenta. O bispo perguntou ao pároco se todos estavam preparados para esta doação de amor a Cristo e a Igreja, e tendo recebido a resposta afirmativa do pároco, abençoou as vestes. Os ministros foram ajudados por seus ‘padrinhos de investidura’ a vestir os jalecos.

“Servir, isso é serviço. Vocês assumem o compromisso de ajudar nas celebrações e também de serem apoio àqueles que precisam de Jesus Eucarístico. Todo serviço deve ser assumido por amor”, ressaltou Dom Valdir.

O sim de cada novo ministro é, antes de mais nada, um sim a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. É um sim de comprometimento e disponibilidade para assumir e auxiliar os trabalhos da Igreja e aos irmãos. Cada investidura quer seja nova, quer seja uma renovação é sempre um momento de emoção singular.

Nossa Senhora do Bom Conselho

bom conselho14
Padre Sylvestre agradece a presença do bispo diocesano e de todos os fiéis nas comemorações da padroeira. — Imagem: Andrea Rodrigues.

O encerramento da festa foi marcado pela coroação da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, pelas crianças da catequese e pelo canto do parabéns. Um bolo com velas que mostravam a idade da paróquia foi introduzido na igreja e as centenas de vozes cantaram em uníssono os parabéns. Padre Sylvestre soprou as velinhas.

Em seu discurso de agradecimento, o pároco, expressou a sua gratidão a Deus e a todos os que colaboraram e colaboram para que a missão maior, que é a evangelização, seja cumprida: “Só através dos olhos de Nossa Senhora veremos o mundo como um grande campo de missão com seus bairros, praças, condomínios e esquinas onde os pobres esperam não só ajuda material, mas o carinho, o sorriso de alguém e a Salvação que pode vir por meio de qualquer um de nós”.