Skip to main content

Ministério Extraordinário

Margarida Alacoque e Sagrado Coração realizam investidura de 160 ministros

Paróquias vizinhas celebram a renovação e investidura de 160 ministros extraordinários que aceitaram a missão de ser sinal de comunhão nas comunidades.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

As paróquias Santa Maria Margarida Alacoque e Sagrado Coração de Jesus, forania Taboão da Serra, tiveram no último domingo, 27 de agosto, a renovação e investidura de novos ministros em celebração única e presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano. Concelebraram os párocos das duas paróquias, Ezaques da Silva Tavares e Esmeraldo Diniz da Silva, no total, 160 ministros foram enviados a viver este ministério na comunidade, sendo sinal de comunhão entre os irmãos.

Dirigindo-se aos ministros extraordinários na saudação inicial, Dom Valdir pontuou que “Glorificar a Deus por meio deste ministério significa, sobretudo, ser servo”.

Formação

Antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos e também os veteranos, receberam e continuarão a receber uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Durante a celebração,  o bispo destacou ainda, a importância da missão e que além do auxílio na distribuição da Eucaristia nas missas, os ministros são “como ponte ao levar Jesus àqueles que não podem estar na comunidade fisicamente”.

Homilia

Em sua homilia dom Valdir ofereceu uma reflexão sobre um convite que o Evangelho do dia trouxe, e que deve ter resposta individual, quem é Jesus?: “Somos convidados a ser discípulos, a aceitar e acolher Jesus como o Filho de Deus, como respondeu acertadamente Pedro. A decisão de seguir Jesus é de cada um de nós e cada um de nós, que escolhemos ser discípulos, devemos transformar a experiência do encontro com Jesus em serviço”.

Envio

Logo após a homilia, os novos ministros e os que estavam renovando sua investidura foram convidados a ficar de pé pelo padre Ezaques e, após o chamamento, escutaram do bispo a formalização do envio e  tiveram suas vestes abençoadas. Com as novas investiduras as duas paróquias passam a contar com 160 ministros.

Após a missa um café da manhã comunitário completou o convite a servir ao próximo, para que através deste serviço todos encontrem a plenitude que Jesus oferece.