Ministério Extraordinário

Dom Valdir aos Ministros Extraordinários: “O amor é o ponto de partida”

Dom Valdir José de Castro celebra missa de investidura de ministros pela primeira vez depois de sua ordenação episcopal.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na quarta-feira, 15 de março, Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, presidiu a celebração de investidura e renovação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia da Paróquia Rainha da Paz, forania São José. Esta foi à primeira cerimônia do tipo presidida por Dom Valdir como bispo eleito, foi também à primeira vez que esteve na comunidade.

A cerimônia começou às 20 horas na comunidade matriz. O pároco, Manoel Messias de Oliveira, deu as boas vindas ao bispo e apresentou brevemente a paróquia. Participou também da celebração o diácono Isack Oliveira, da Diocese de Porto Nacional, Tocantins. Dom Valdir em sua fala inicial disse que essa é a primeira visita, posteriormente, na visita pastoral, a comunidade e ele terá melhor oportunidade de conhecer o território, as pessoas e as realidades.

Em sua homilia, dirigiu especial atenção aos candidatos e já ministros falando sobre o amor que é serviço e que gera testemunho: “O amor é o ponto de partida. Não o amor que vemos em novela, esse não! O amor doação, o amor ágape. O que é que vocês ministros extraordinários estão recebendo hoje? Um serviço, mas não qualquer serviço, um serviço de amor. Um amor que ajuda o próximo, um amor que leva ao perdão, a prática da justiça, a viver a fraternidade, a ser solidário. E por trás do serviço está mais que uma simples atitude, esta um testemunho. Não é só “dar” a comunhão é ter Jesus dentro de si e viver esta eucaristia em todas as relações olhando o próximo com os olhos de Jesus”.

O rito de investidura aconteceu logo depois da homilia. Dom Valdir pediu então que o pároco apresentasse os candidatos, depois de tê-los chamado a frente, e proferiu um breve diálogo com perguntas especificas aos candidatos ao serviço. Depois das respostas afirmativas o bispo os abençoou e desejou que todos façam deste ministério um serviço de testemunho o amor.

rainha da paz7
Dom Valdir aplaude a doação e serviço dos Ministros Extraordinários. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Antes da benção final, a comunidade, através de uma dos seus membros, agradeceu à primeira “visita” do bispo diocesano e em uma só voz a comunidade rezou por ele a oração da Ave-Maria que se seguiu de uma calorosa salva de palmas.