Criação de Paróquia

Criada a 112ª paróquia da Diocese no primeiro domingo do Advento

A paróquia São João Batista, é a segunda paróquia criada na gestão de Dom Valdir. Padre Wellington Calixto, ordenado no dia 05 de agosto é o novo pároco.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No primeiro domingo do Advento, Dom Valdir José de Castro, ssp, presidiu a instalação solene da 112ª paróquia na diocese de Campo Limpo. A recém-criada paróquia, localizada na forania M’Boi Mirim, foi desmembrada da Paróquia Cristo Libertador, e tem como padroeiro São João Batista.

A cerimônia, realizada na nova matriz paroquial no parque Figueira Grande, contou com a participação fervorosa dos fiéis, que ocuparam todos os espaços para testemunhar esse momento histórico na vida da comunidade. O bispo diocesano empossou o padre Wellington Eduardo Calixto Miguel como primeiro pároco. Padre Wellington foi ordenado no dia 05 de agosto deste ano, na Catedral Sagrada Família.

Entre os presentes, o padre José Valdo do Carmo, pároco na Cristo Libertador, o Vigário Episcopal da Região 3, Monsenhor Luis Carlos Parede, e outros padres da forania e regiões vizinhas.

A celebração teve início com a acolhida fraterna feita por monsenhor Parede aos padres presentes, seguida pela leitura da provisão de tomada de posse do padre Wellington Eduardo Calixto Miguel. Os rituais da posse incluíram a entrega das chaves da paróquia, o livro tombo, o livro dos evangelhos e a chave do sacrário.

Em sua homilia, Dom Valdir exortou os presentes a permanecerem vigilantes, destacando a importância das escolhas dos cristãos no presente. A paróquia São João Batista, criada e instalada nesse dia, nasce com outras duas comunidades: Santa Margarida Maria Alacoque, no Jardim Santa Margarida, e Mãe da Divina Providência, no Jardim Gustavo.

Padre Valdo ressaltou a alegria de participar do nascimento dessa nova paróquia e enfatizou que não houve divisão, mas sim um desmembramento da Paróquia Cristo Libertador. Expressou sua disponibilidade e confiança no padre Wellington para dar continuidade ao trabalho pastoral.

O novo pároco, emocionado, agradeceu a presença de seus pais, familiares e todos que o apoiaram em seu processo vocacional. Comprometeu-se a caminhar junto com a comunidade, seguindo as diretrizes da Igreja e do bispo diocesano.

A comunidade manifestou grande felicidade e agradecimento ao novo pároco, ao padre Valdo e ao bispo, comprometendo-se a seguir as diretrizes pastorais e evangelizadoras da diocese. Como gesto de acolhida, presentearam o bispo, os padres presentes e o novo pároco.