Skip to main content

Lava-pés

Celebração do Lava-pés em Paraisópolis: “Serviço, amor e Eucaristia”

Na celebração que abriu o tríduo pascal 2023, dom Valdir destacou o gesto de Jesus de lavar os pés como exemplo de serviço, amor e presença de Deus entre nós.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Na quinta-feira, 06, Dom Valdir José de Castro, SSP, presidiu a Missa da Instituição da Eucaristia, quando se recorda a última ceia do Senhor, na comunidade Paraisópolis, na Paróquia São José, que atende a população carente da segunda maior comunidade de São Paulo e que está territorialmente, na Diocese de Campo Limpo, na forania Morumbi.

A comunidade participou em grande número da abertura do tríduo pascal e entre lágrimas e sorrisos, todos incentivados pelo pároco, acolheram o bispo diocesano com aplausos e demonstrações diversas de afeto. Dom Valdir já havia estado na paróquia em fevereiro deste ano, quando por iniciativa própria pediu para celebrar o lava-pés na comunidade de Paraisópolis.

Durante a homilia, dom Valdir, falou sobre três aspectos importantes no gesto de Jesus de lavar os pés: “No gesto de lavar os pés Ele diz para os apóstolos e para nós hoje: “Dei-vos os exemplo para que façais o mesmo que Eu fiz”. Temos de fato lavado os ‘pés’ uns dos outros? No lava-pés Jesus nos convida ao serviço, esse é o primeiro aspecto. Temos sidos intensos no servir? Ao próximo, ao necessitado, aos que sofrem, aos que são vítimas de toda violência, ao doente?”, questionou o bispo.

E continuou: “Todo o gesto de serviço para o bem do outro, do próximo, esta ligado ao lava-pés, é preciso que tenhamos gestos concretos de serviço. O segundo aspecto que eu destaco é o amor, um amor que leva a servir. Jesus nos deixou o mandamento do amor: “Amem-se uns aos outros. Se tiveres amor uns para com os outros todos reconheceram que são meus discípulos”. Precisamos ser reconhecidos como discípulos e discípulas pelo amor. O amor que quer bem, o amor que perdoa, o amor que se doa. O amor é o serviço para fazer bem, uns aos outros”, revelou.

E falando sobre o terceiro e último aspecto ensinou que é preciso estar na presença do Senhor: “O terceiro aspecto é a Eucaristia que além de ser um gesto de amor que leva ao serviço é também e acima de tudo, presença de Jesus entre nós e que nos ensina o amor que necessitamos para compartilhar com os irmãos. É a eucaristia que cria entre nós comunhão, unidade. Na eucaristia, alimento que nos dá força para caminhar e coragem para enfrentar as dificuldades”.

Entre os representantes dos discípulos, que são escolhidos para terem seus pés lavados após a homilia, 12 moradores da comunidade, entre eles, mães que perderam seus filhos de foram trágica ou violenta.

Logo a pós a homilia todos os representantes escolhidos, visivelmente emocionados, viveram a oportunidade física da demonstração do amor e da solidariedade que Jesus ensinou, o gesto de lavar os pés, “que não é um folclore” como pontuou o bispo diocesano, lembrou a comunidade que somos todos iguais perante Deus.

No final de celebração, houve a trasladação do Santíssimo Sacramento para a Capela de reposição que foi preparada para o momento de Vigília e Adoração, no salão paroquial. Dom Valdir participou da primeira hora da vigília em oração com a comunidade.  

paraisopolis9
Dom Valdir participa de momento de Vigília e Adoração com a comunidade. — Imagem: Marcus Simi.

Paraisópolis

Estima-se que mais de 100 mil pessoas vivam na comunidade do Paraisópolis. Segundo dados estimados para 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 19.262 domicílios, é o quarto maior aglomerado subnormal do País. Na comunidade existem duas paróquias, a Nossa Senhora do Paraíso, criada em 1992 e São José, que tem data de criação em 2007.

Os primeiros barracos surgiram na década de 70, fruto de uma ocupação de famílias nordestinas que vinham à capital, muitas delas para trabalhar em construção civil. De lá para cá, escolas, unidades básicas de saúde, lojas e agências bancárias fazem parte da vida do bairro que hoje, oferta mais de 1500 empregos formais.


Notícias Relacionadas

Moradores de Paraisópolis participam emocionados de missa de 7º dia

No último sábado (7), o Padre Luciano Borges, da Paróquia São José Operário, Forania Morumbi, celebrou uma missa campal pelos nove jovens mortos em Paraisópolis no final de um baile na mesma comunidade na semana anterior. A celebração marcada pela emoção recordou o sofrimento das vítimas e seus ...

Paraisópolis ganha núcleo diocesano do Serviço de Animação Vocacional

Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional diocesana começa trabalho de discernimento em prol de todas as vocações na comunidade de Paraisópolis.