227 Anos

227 anos da paróquia mãe da cidade de Embu das Artes

Comunidade reunida em torno do altar para celebrar os 227 anos Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
 |  Karol Campos  |  Paróquias
Foto: Guego José da Silva

No dia 22 de dezembro a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, forania Embu das Artes, comemorou 227 anos de criação com missa solene presidida pelo pároco, Elcio Barros. A celebração contou com a presença de muitos fiéis que, se emocionaram ao relembrar a bela história da paróquia contada ao longo da missa.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Embu das Artes – SP é a paróquia mais antiga do município e por isso é denominada como a paróquia “mãe” da cidade.

Doação do terreno

A história tem início quando Fernão Dias Paes Leme, sobrinho do “Caçador de esmeraldas” e sua esposa Catarina Camacha doam, em outubro de 1624, as terras, do centro da cidade, ao Colégio dos Jesuítas de São Paulo (o Colégio de São Paulo de Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo, em 1554), os padres jesuítas, assumiram o aldeamento dos indígenas, em volta de uma capelinha já existente dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

Nos fins desse século XVII, o padre jesuíta e artista plástico Belchior de Pontes, nascido às margens do Pirajussara, em Campo Limpo, iniciou a construção de uma igreja maior e depois, e junto dela, uma residência e colégio.

Graças à sua organização, a aldeia se desenvolveu através do plantio de algodão em grande escala, e a manufatura de tecidos que eram comercializados no Rio de Janeiro e na Bahia. Deste modo, já em meados do século XVIII, a aldeia de M’ Boy sobressaía entre as demais aldeias da região.

Inauguração da Igreja Matriz

Em 10 de setembro de 1976 ocorre a inauguração da nova igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Em 21 de junho de 1779, por ordem real, a aldeia de M’Boy era elevada a Freguesia, com vigário próprio. E, em 22 de dezembro de 1795, por alvará de D. Maria da Graça, Rainha de Portugal, a freguesia era elevada ao título de Paróquia, sob o mesmo patrocínio de Nossa Senhora do Rosário. Finalmente, aos 21 de abril de 1880, o bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato, confirmava e erigia canonicamente a já antiga paróquia.

Recentemente, em 1988, foi devolvido aos jesuítas o que ainda restava em mãos da Igreja. E, no dia 6 de fevereiro de 1993, a cidade de Embu, por suas autoridades o Poder legislativo e o Poder Executivo, acolhia de volta os jesuítas, e a Diocese de Campo Limpo, por seu primeiro bispo Dom Emílio Pignoli, empossava um padre jesuíta como pároco de Nossa Senhora do Rosário.

Esta é a história sumária da primeira paróquia Matriz de Embu das Artes. Entretanto, em anos recentes, quando a população do município foi crescendo rapidamente, sobretudo pelo lado que limita com São Paulo, a paróquia Nossa Senhora do Rosário foi desmembrada com a Paróquia de Todos os Santos, em 1976.

Paróquias que nasceram da Rosário

Onze anos mais tarde, essa Paróquia era, por sua vez, desmembrada com a Paróquia de Cristo Ressuscitado, em 1987. Logo após, em 1992, a Paróquia de Todos os Santos era novamente desmembrada com a nova Paróquia de Santa Teresa. Mais recente, em 1997, foi criada a Paróquia de São José e Santo Eduardo, desmembrada também da Paróquia de Todos os Santos. E, aos 29 de dezembro do mesmo ano, mais uma Paróquia foi constituída, a de São João Evangelista, com comunidades das Paróquias de Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora do Rosário. Aos 23 de janeiro de 2000, foi criada a Paróquia de Santa Otília, com algumas comunidades da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e outras também do Embu, mas que eram atendidas pela Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Taboão da Serra.

Em 2002 criou-se a Paróquia São Marcos, com comunidades da Todos os Santos; em 21 de dezembro de 2003 a Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi desmembrada mais uma vez, dando origem a Paróquia de Santa Paulina, atualmente chamada de Paróquia Santa Paulina e Menino Jesus do Itatuba.

No ano de 2006 a Paróquia São João Evangelista foi dividida para a criação da Paróquia São Judas Tadeu e Santa Clara, no ano seguinte (2007) a Paróquia Todos os Santos foi desmembrada novamente para o surgimento de duas novas Paróquias: São Vicente e São Tiago e Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas. Também no ano de 2007 foi instaurada a Paróquia Santa Inês, desmembrada da Paróquia Cristo Ressuscitado.

Todas dão continuidade ao mesmo trabalho evangelizador deixado por Jesus Cristo, e, em comunhão com a igreja diocesana, seguem professando a fé em Cristo Jesus na celebração dos sacramentos.

Feriado

Em 2019, o dia 07 de outubro se tornou feriado em Embu das Artes, dando reconhecimento a Nossa Senhora do Rosário como padroeira da cidade.

Ao final da missa, todos os fiéis participaram de uma confraternização ao som do coral En’canto das Artes.