Paróquia Senhor dos Passos e Senhora das Dores celebra novena dos seus padroeiros

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores - Forania Campo Limpo, celebrou do dia 5 ao dia 15 de setembro, a Novena e Festa dos Padroeiros.

Em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, a participação presencial dos fiéis foi limitada, contudo, dezenas de paroquianos participaram espiritualmente através das transmissões ao vivo pelas redes sociais da Paróquia: Facebook, YouTube e Instagram.

Apesar deste período atípico, a Novena e Festa dos Padroeiros foram vividos com fé, piedade e devoção pelos presentes e pelos que acompanharam ao vivo.

Como gesto simbólico, para apresentar o clima festivo da Novena e a Festa dos Padroeiros, um belíssimo estandarte foi colocado na fachada da igreja matriz, para que todos ao passarem na frente da igreja, pudessem louvar, agradecer e bendizer ao Senhor dos Passos.

Durante a Novena, 15 minutos antes das Missas, os fiéis realizaram a “Novena do Senhor dos Passos”, rezando a “Ladainha do Senhor dos Passos” e refletindo um versículo bíblico da passagem do Servo Sofredor do profeta Isaías.

Diferente dos anos anteriores, que eram convidados padres e até o bispo diocesano, para presidir as Missas durante a Novena, este ano, devido a pandemia, todos os dias foram presididos pelo pároco, o padre Denis de Oliveira Matos. Outra diferença que a pandemia causou, foi não haver procissão, contudo, foi realizado uma carreata, com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que percorreu quase todas as ruas do território paroquial. Foi um momento emocionante para todos os fiéis, pois, mesmo aqueles que não participaram da carreata nos carros, participaram de suas casas, preparando um altarzinho no portão, para louvar ao Senhor dos Passos e a Nossa Senhora das Dores. Os carros que participaram da carreata estavam decorados com balões nas cores vermelha e azul. O vermelho em homenagem ao Senhor dos Passos e o azul em homenagem a Nossa Senhora das Dores.

No dia 14 de setembro, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrou a Solenidade do Senhor dos Passos. Ao entardecer, entre o azul do dia e o escuro da noite, os fiéis se reuniram para rezar a Via-Sacra, meditando o trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a Cruz desde Pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário, refletindo trechos da Beata Anna Catarina Emmerich de sua obra, “Vida, Paixão e Glorificação do Cordeiro de Deus”. Em seguida, celebraram a Missa Solene. Durante a homilia, o padre Denis, reiterou a importância que é ter como Padroeiro o próprio Jesus, “o nosso maior exemplo, que nos sustenta e orienta nesta caminhada dolorosa e gloriosa, que é nossa vida nesta terra”.

No dia seguinte, 15 de setembro, celebrou a Solenidade de Nossa Senhora das Dores. Novamente os fiéis se reuniram ao entardecer do dia para meditar as Sete Dores de Nossa Senhora. Logo em seguida, celebraram a Missa Solene. No decorrer da homilia, o pároco relembrou as palavras ditas pelo Papa Francisco em 2017, nas comemorações do centenário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima, que “podemos nos alegrar, porque nós temos uma Mãe”. Ainda afirmou que “Jesus é o grande Senhor que nos guia, mas temos sempre uma Mãe Lacrimosa, com suas dores, que se compadece de nós”.

Que o Senhor dos Passos, Patrono dos Aflitos e Sofredores, tenha piedade de todos nós, guiando os nossos passos rumo à Pátria Celeste e que Nossa Senhora das Dores, rogue por nós, intercedendo por nossa vida.

 |  Comunicação Paroquial  |  Diocese
Divulgação