Paróquia Nossa Senhora da Esperança inaugura espaço definitivo para a comunidade que leva o nome da paróquia

A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, forania M’ Boi Mirim, celebrou no domingo de manhã, (01), com uma missa campal, a conquista da aquisição do terreno onde será construída uma capela para a Comunidade dedicada a Nossa Senhora da Esperança.

A Comunidade nasceu em 05 de março de 2003 e desde então, as missas e orações sempre foram realizadas na garagem de uma vizinha da comunidade, senhora Ana Patrícia, na época a comunidade pertencia a Paróquia Santos Mártires. Por quase uma década a comunidade deixou de ter atividades, mas ficou guardada no coração de todos os primeiros participantes que, há três anos retomaram as celebrações com o apoio do pároco Monsenhor Parede, e agora pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Esperança. A partir desta missa a pequena casa que já existe no terreno, onde foram feitas algumas adaptações, passa a receber todas as atividades.

A missa foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo pároco, Monsenhor Luís Carlos Parede e pelo Diácono cooperador Wellington Calixto. Representantes das outras três comunidades e matriz participaram do momento, apesar do tempo chuvoso. O terreno onde será erguida a capela da comunidade fica na Rua Armando Rodrigues Tavares, 356, Alto do Riviera.

“Deu bastante trabalho, o mato estava alto e a casa em condições precárias, mas com a ajuda de muitos voluntários limpamos o terreno e já fizemos melhorias que nos ajudarão até que a capela definitiva fique pronta”, salientou diácono Wellington.

A paróquia realizou no ano passado, depois que o terreno foi arrematado em um leilão no dia 08 de maio de 2018 por um pouco mais de setenta mil reais, um cadastro na ONG ‘Sonhar acordado’, que visa com a construção de capelas, fortalecer a esperança e a fé dos moradores da região e reanimar a vitalidade, e a inscrição já foi contemplada. No projeto está prevista a construção de uma capela de madeira (12m x 5m) no espaço terraplanado do terreno, em apenas três dias, serão mais de 80 pessoas trabalhando na construção com data provável para o início das obras em abril 2021.

Monsenhor Parede não escondeu a sua emoção ao falar sobre a grande alegria de festejar este grande momento: “Hoje é uma grande alegria celebrar não só a aquisição do terreno, mas de restaurarmos a comunidade Nossa Senhora da Esperança em lugar próprio, ainda que de forma provisória. Tenho imensa satisfação de estar com esse povo que sempre acolhe com muito entusiasmo todo um projeto de pastoral de comunhão e participação da nossa paróquia”.

Dom Luiz em sua homilia falou sobre o tempo quaresmal: “Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à Páscoa. É tempo de rasgar o coração e voltar ao Senhor. Tempo de retomar o caminho e de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e nos socorre.” E ainda sobre a Campanha da Fraternidade: “No caminho de conversão quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos apresenta a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, que nos convida a ser como o  bom Samaritano colocando nossa vida a disposição do outro. Ver, aproximar, cuidar, como Santa Dulce dos Pobres”.

No final da celebração Monsenhor Parede fez os agradecimentos e Dom Luiz concedeu a benção do terreno. Todos os presentes foram convidados a assinar a Ata de Inauguração definitiva para as Celebrações Litúrgicas e demais Ações da Comunidade.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues