Posse canônica

Paróquia Maria Mãe da Igreja recebe novo pároco

Padre Otávio, que desde abril de 2023 estava cooperando na paróquia e é ‘filho’ da comunidade, assume como pároco.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A chuva constante e o frio intenso na noite do dia 09 de julho não atrapalharam a celebração de posse canônica do padre Otávio Augusto Oliveira de Freitas como novo pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja, no Jardim das Flores, Forania M’Boi Mirim.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada por padres amigos. Padre Otávio, que desde abril de 2023 estava cooperando na paróquia e é ‘filho’ da comunidade, assume como pároco, substituindo o padre José Hercílio Pessoa de Oliveira, que dedicou 26 anos à frente da paróquia. A liturgia teve início com a leitura da provisão de pároco, seguida pelo juramento de fidelidade prestado pelo padre Otávio diante da comunidade, com a mão direita sobre o Evangeliário.

Dom Valdir no momento da homília. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Em sua homilia, o bispo destacou que a missão de bispos e padres na Igreja não é ter seguidores próprios, mas sim levar todos a serem seguidores de Jesus. Ele enfatizou que a verdadeira liderança espiritual não é sobre criar ídolos humanos, mas sim orientar o povo a seguir o Deus verdadeiro.

Referindo-se à primeira leitura, ele lembrou o conhecido ditado "quem semeia vento colhe tempestade" para sublinhar a importância de ser guiado por Cristo. Quem segue Jesus, semeia amor e esperança, assim como Ele fez.

O bispo também mencionou passagens do Evangelho da leitura do dia, mostrando um Jesus incansável, que cura, ensina, prega o evangelho do reino e tem compaixão. Jesus, que pede às pessoas que rezem pelos pastores, é o modelo que os padres devem seguir: semear o bem em tudo o que fazem, em comunhão com a comunidade.

Ele destacou que essa missão não é realizada sozinha. É um esforço conjunto, em sinodalidade, caminhando juntos em torno de Jesus, evangelizando em união, escutando uns aos outros e, acima de tudo, escutando Jesus.

O bispo concluiu mencionando o papel do padre Otávio, que estará à frente para ajudar nesse caminho, sempre em comunhão com a diocese e a Igreja, guiando a comunidade a seguir os passos de Jesus.

Otavio9
Dom Valdir acolhe o novo pároco com um abraço. — Imagem: Andrea Rodrigues.

O rito de posse incluiu a profissão de fé e a aceitação dos símbolos do Ministério Sacerdotal. O padre Otávio recebeu os livros de registro dos Sacramentos e da Administração, a estola como símbolo de dignidade e autoridade sacerdotal, além dos elementos representativos do Batismo, a sedia e as chaves do Sacrário. A cerimônia culminou com o novo pároco expressando sua gratidão à comunidade, destacando o papel fundamental de sua família e amigos em sua jornada sacerdotal.

Após a liturgia, a comunidade celebrou oferecendo um caldo quente e delicioso, que veio a calhar devido à baixa temperatura, a todos os presentes. O clima de alegria promete um novo capítulo inspirador para a Paróquia Maria Mãe da Igreja.