Skip to main content

Mensagem de Dom Valdir José de Castro por ocasião da celebração de um ano de Ordenação Episcopal

Dom Valdir José de Castro, ssp

26 de Novembro de 2023

Aos caríssimos bispos eméritos, presbíteros, diáconos permanentes, seminaristas, membros da vida consagrada e de novas comunidades, leigos e leigas, desejo-lhes que a graça e a paz de Jesus, nosso Mestre e Pastor, estejam sempre presentes em suas vidas.

Faço chegar a todos esta mensagem na comemoração de um ano de serviço episcopal nesta grande, admirável e complexa Diocese de Campo Limpo. Olhando para esse período de tempo, louvo a Deus pela graça de Sua presença terna e amorosa em nosso caminho como Igreja particular, assim como agradeço a acolhida e o carinho que tenho recebido de todos (as).

Desde o início deste ministério, estou procurando somar forças à caminhada de uma Diocese com seus 34 anos de história, sem contar o período em que foi região episcopal da Arquidiocese de São Paulo. O objetivo não é outro senão o de valorizar o trabalho em sinergia, para responder aos desafios da evangelização.

Nessa perspectiva, como está enfatizado na recente Carta Pastoral e, lançando-nos para frente (Cf.: Fl 3,13), os convido a dirigir o olhar e o coração a Jesus – o Evangelho Vivo! –, como Aquele que dá sentido à nossa vida e às nossas pastorais. De fato, como diz o apóstolo Paulo, “ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1Cor 3,11-23). Escutando a sua voz, caminhemos em sinodalidade, valorizando a comunicação como fator imprescindível na sua eficácia, vivendo em contínua conversão pastoral, de modo a superar toda tentação de autorreferencialidade que sempre termina na pastoral de conservação.

Na abertura ao Espírito Santo, doador de todos os dons, possamos crescer na comunhão e na corresponsabilidade, em vista da evangelização que se dá concretamente no amor e no serviço a todas as pessoas, em especial aos pobres, aos sofredores, aos distantes da fé e dos valores cristãos. Caminhemos, na alegria de evangelizar, com profetismo, rumo à celebração dos 35 anos de Diocese (em 2024) e ao Ano Jubilar de 2025, como verdadeiros “peregrinos da esperança”!

Muito obrigado! Todos (as) são importantes no caminho! Rezemos uns pelos outros e, unidos na escuta da Palavra de Deus e na celebração da Eucaristia, cresçamos como irmãos e irmãs comprometidos na construção do Reino.

Fraternalmente, em Jesus Verdade, Caminho e Vida!
 

São Paulo, 26 de novembro de 2023

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Festa do Beato Tiago Alberione

 

Dom Valdir José de Castro, ssp
Bispo Diocesano de Campo Limpo