IDTEO

Instituto de Teologia Diocesano passa por renovação

Com 34 anos de história, o IDTEO adota novas estratégias para aprimorar a formação teológica na Diocese de Campo Limpo.
 |  Diác. Arthur Carvalho  |  Diocese
Fotos: Arquivo Pessoal

O Instituto Diocesano de Teologia Dom Veremundo Tóth – IDTEO, que possui 34 anos de história, está passando por uma renovação significativa em suas atividades e estrutura para melhor acompanhar a nova proposta de formação desta porção do Povo de Deus e corresponder ao novo organograma pastoral da Diocese de Campo Limpo.

Desde o dia 07 de maio, com a aprovação do Colégio dos Consultores e de Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, o IDTEO implementou duas importantes mudanças.

A primeira é a nova composição da diretoria do IDTEO, que agora inclui membros do clero e leigos diocesanos. Esta diversidade de membros visa discernir melhor a vontade de Deus para o instituto de formação. A nova diretoria é composta por: Dom Valdir José de Castro (presidente), Diác. Arthur Carvalho (diretor), Pe. Elinaldo de Oliveira (vice-diretor), Pe. Nilton Júnior (tesoureiro), Pe. Rodrigo Antonio da Silva (secretário), Pe. Sandro Ely (conselheiro), Srª Priscila Vieira (conselheira, da paróquia N. Sra. do Carmo – Forania São Luiz) e Sr. Claudenir Queiroz (conselheiro, da paróquia São Luiz Gonzaga – Forania São Luiz).

A segunda mudança foi a elaboração, pelo Vicariato de Comunicação, de uma nova identidade visual para o IDTEO. Esta nova identidade inclui uma logomarca e novos materiais (cartaz, folder, camisa – em produção) para a divulgação das atividades. Observou-se que muitos leigos e agentes pastorais da Diocese de Campo Limpo ainda não conhecem o IDTEO e não sabem que a diocese oferece um Curso de Teologia próprio para leigos, com ensino sistemático nas disciplinas teológicas. Com a nova logomarca, espera-se que as atividades do IDTEO possam ser melhor divulgadas e conhecidas.IDTEO1
Além disso, para o próximo semestre, o IDTEO aprovou um novo projeto pedagógico, que traz novidades para o processo de ensino. O curso de teologia agora está organizado em três módulos (teologia básica, intermediária e avançada), cada um com um ano de duração. Novas disciplinas foram acrescentadas à matriz curricular, incluindo Mariologia, Pneumatologia (estudo do Espírito Santo), Concílio Vaticano II e CELAM’s, Doutrina Social da Igreja, Bioética e Comunicação. Também serão iniciadas turmas aos sábados de manhã, para acomodar aqueles que não podem estudar durante a semana ou à noite.

A nova diretoria tem apresentado o novo projeto pedagógico e a proposta de formação nas reuniões dos padres, solicitando o apoio das paróquias para auxiliar nas atividades do IDTEO. Em breve, será lançada uma página no site da Diocese de Campo Limpo dedicada ao IDTEO, com todas as informações do curso de teologia e um link para inscrição.

Interessado em conhecer mais ou participar das aulas do IDTEO? Entre em contato com a secretaria do curso pelo telefone (11) 96638-1775, ou faça sua inscrição agora mesmo pelo link https://forms.gle/iDnudYfLjDiuY6VR8