Instalada a 108ª Paróquia da Diocese de Campo Limpo: Nossa Senhora de Guadalupe - Forania Morumbi

No 10º Domingo do Tempo Comum, Dom Luiz Antônio Guedes, instalou a 108ª Paróquia da diocese. Sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, a nova paróquia foi uma das comunidades da Paróquia Santa Edwirges, da Forania Morumbi. A nova paróquia, que não tem comunidade ficará aos cuidados pastorais do padre Adilson Carraro, religioso da Congregação Legionários de Cristo e atualmente pároco da Santa Edwiges.

A Paróquia instalada provisoriamente na Rua Itapaiúna, 1140, tem pela frente o grande desafio de construir a matriz definitiva que ficará nas proximidades deste endereço. “É um dia de muita alegria para a nossa comunidade que já está trabalhando e rezando para que este projeto, que é um sonho de todos nós, se concretize”, relatou Padre Adilson.

Na cerimônia de inauguração, que contou com a presença dos Legionários de Cristo da comunidade de São Paulo e do vigário Foraneo, Padre Darci Bortolini, Dom Luiz, antes da leitura da Ata de criação, explicou o motivo pelo qual se decidiu instalar uma nova paróquia. “Exatamente para mencionar a necessidade de dinamizar ainda mais o trabalho que já vem sendo feito aqui”.

No término da homilia, disse que: “Uma comunidade tem como fundamento principal nosso Senhor Jesus Cristo. E, nessa comunidade, deve haver um laço de cada fiel com nosso Senhor”.

Padre Cleomar Ferronato, Diretor Territorial dos Legionários de Cristo, concordou com o Bispo Diocesano, que a maneira encontrada para abranger toda a região, que é muito populosa, e suas necessidades, foi à criação de mais uma paróquia.

“Graças a Deus, com o trabalho de vários legionários, fomos consolidando essa obra. Desde o início, tínhamos o desafio de criar uma comunidade nova, pois boa parte da paróquia não era atendida pela Matriz. Desse modo, criamos a comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe que foi crescendo e, sabíamos que teríamos que dividir o território em duas paróquias. Esse momento chegou e o bispo procedeu para criar a nova Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe”, conta.

Origem

A comunidade de Guadalupe é a continuação da comunidade São Paulo da Cruz, que se reunia todo domingo, no Colégio Cristóvão Colombo, na Rua Alexandre Benois, Vila Andrade. Esse colégio foi fundado por uma família Italiana, a senhora Pierina Massa Ronco e seu esposo, Giannino Ronco, ambos genoveses.

Não se sabe exatamente quando começaram as missas nesse colégio, mas a Legião de Cristo assumiu a paróquia no dia 5 de janeiro de 2013. Já a paróquia Santa Edwiges, foi criada há 15 anos, no dia 14 de fevereiro de 1998, por Dom Emilio Pignoli.

“O espaço do colégio não era o mais apropriado, mas era o que tínhamos naquele momento, graças à fé e generosidade da senhora Pierina e seu esposo, que nos cederam esse local”, conta o Pe. Adílson, atual pároco, que chegou a São Paulo ainda em 2014, para, na época, ajudar os padres Miguel e Jorge Carrillo, LC.

Em julho de 2014, o padre Miguel Ángel de la Torre, LC alugou um imóvel na Avenida Giovanni Gronchi, para a Capela Nossa Senhora de Guadalupe. Em 2017, a capela foi transferida para a Rua Itapaiuna, no Jardim Morumbi.

“Durante esses anos, a comunidade foi se consolidando e, com a ajuda de Deus e de tantas pessoas generosas, conseguimos um espaço acolhedor para nossos fiéis em todos os sentidos. Depois de muito esforço e oração, em novembro de 2020, conseguimos o terreno que víamos como mais apropriado. Na época, eu joguei algumas medalhas nesse terreno e pedi a Nossa Senhora que intercedesse por esse sonho”, lembra o Pe. Adílson.

 |  Redação com informações dos Legionários de Cristo  |  Diocese
Andrea Rodrigues