Fé e Política

Encontros de Fé e Política nas Foranias discutem a importância das eleições municipais

Os encontros são organizados por leigas e leigos que discutem as políticas de moradia, saúde, educação, cultura e meio ambiente, visando conscientizar e promover o debate sobre a importância das eleições municipais.
 |  Samantha Freitas | Pastoral Fé e Política  |  Diocese

Nas foranias da Diocese, paróquias com grupos de leigos e leigas engajados na promoção de políticas públicas têm realizado Encontros de Fé e Política. Esses encontros, organizados por membros preocupados com questões como moradia, saúde, educação, cultura e meio ambiente, visam conscientizar e promover o debate sobre a importância das eleições municipais.

Segundo os organizadores, as eleições locais afetam diretamente a vida cotidiana dos cidadãos, sendo essenciais para definir o futuro das cidades onde residem e trabalham. "Precisamos participar ativamente desse processo", destacam, enfatizando o compromisso das comunidades com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

feepolitica1

No dia 4 de agosto, ocorreu um encontro conjunto da Associação de Moradores do Jardim Casa Branca e da Comunidade Santa Rita e São João, na Vila das Belezas. O evento contou com a participação de representantes de outras comunidades e paróquias da Forania São Luiz. Dona Lourdes, de 90 anos, iniciou o encontro relembrando a história da associação e da comunidade, destacando suas origens nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e nas lutas por moradia e infraestrutura no bairro, nas décadas de 1980 e 1990.

Durante a reunião, os participantes discutiram a importância de evitar a separação entre fé e vida, ressaltando que a fé não se restringe ao âmbito espiritual, mas também se relaciona com os direitos e necessidades sociais das comunidades. Foram retomados debates sobre os equipamentos sociais conquistados nas lutas passadas e destacadas as demandas atuais, como a criação de espaços de cultura e lazer no bairro, a construção de mais moradias populares, melhorias nos serviços de saúde, ampliação do atendimento em creches, oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e políticas de segurança pública baseadas na defesa dos direitos humanos.

Ao final, Cris e dona Lourdes destacaram o trabalho contínuo da associação, que tem conquistado novas moradias em parceria com outros movimentos da zona sul. Além disso, enfatizaram a importância da participação nos conselhos de políticas públicas para apresentar as demandas da comunidade e fiscalizar as ações do poder público. Foi reforçada a necessidade de votar em candidatos comprometidos com o bairro e a cidade, tanto para a Prefeitura quanto para a Câmara de Vereadores, a fim de garantir políticas adequadas para a região.

feepolitica2

No dia 24 de agosto, a Forania Taboão da Serra realizou um encontro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Helena. Entre os participantes, além de leigos de várias comunidades e paróquias, estiveram presentes os candidatos a vereador Jair Cardoso e Rafael Lopes, além de apoiadores do candidato Alexandre Depieri. Os três têm uma longa trajetória de atuação na Igreja e se dedicam à defesa de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos sociais. Jair Cardoso concentra sua atuação nas lutas por moradia popular, enquanto Rafael Lopes se destaca pela defesa das políticas de educação e juventude, e Alexandre Depieri atua nas áreas de assistência social. Todos reforçaram o compromisso com a necessidade urgente de melhorias nas políticas de saúde em Taboão da Serra, especialmente diante da grave situação provocada pela pandemia de Covid-19. Outro ponto de destaque foi a importância de ampliar a divulgação de candidatos católicos comprometidos com as políticas sociais, baseadas na opção preferencial pelos pobres, nos princípios da Doutrina Social da Igreja e no Catecismo da Igreja Católica.

feepolitica3

Em 14 de setembro, a Paróquia Santo Antônio, localizada no Jardim Lilah, sediou o encontro da Forania São José, que reuniu participantes de diversas comunidades. O evento foi marcado pela reflexão sobre as conquistas de políticas públicas e equipamentos sociais na região, resultado de lutas históricas. Entre os avanços mencionados pelos participantes estão a conquista de moradias por mutirão e na Cohab Adventista, a criação da UBS do bairro, o Conselho Tutelar, as creches, os CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes), além do Hospital M'Boi Mirim.

Líderes como Donata e Severino, ao lado dos participantes, recordaram também o papel essencial do Fórum em Defesa da Vida e da Paz, com o suporte crucial do CDHEP Campo Limpo (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular). A Cáritas foi destacada por sua atuação na proteção de crianças e adolescentes em diversas comunidades, oferecendo assistência social, educação e saúde em muitos equipamentos espalhados pelas subprefeituras de Campo Limpo e M’Boi Mirim. A importância do trabalho da Sociedade Santos Mártires e da Cáritas Paroquial também foi enfatizada, por transformarem a subprefeitura de M'Boi Mirim, que hoje apresenta indicadores de primeira infância comparáveis aos de áreas centrais de São Paulo.

O encontro finalizou com um forte apelo à conscientização política, destacando a importância de um voto consciente nas eleições municipais como um meio de fortalecer ainda mais os direitos sociais e reverter as desigualdades. A mobilização dos núcleos de Fé e Política nas diversas foranias da Diocese segue firme, e todos foram incentivados a participar e contribuir ativamente.