IDTEO e Escola Catequética

Encerramento e formatura do ano letivo das duas escolas mais tradicionais da Diocese

Mesmo com o desafio da pandemia, o Instituto de Teologia e a Escola de Catequese enfrentaram o desafio oferecendo formação aos alunos
 |  Cleber Góis  |  Diocese

Na manhã do dia 18 de dezembro de 2021, pouco mais de 140 pessoas estiveram reunidas na Paróquia São José Operário, Forania Campo Limpo para a missa de encerramento e formatura do curso de catequista e teologia para leigos do Secretariado Diocesano de Catequese e do Instituto de Teologia Dom Veremund Tóth. Ambos os cursos fazem parte da Ação Evangelizadora número 2, intitulado: “Dimensão Bíblica Catequética”, promulgado em 2017, no quadriênio do 6º Plano de Evangelização da Diocese de Campo Limpo-SP.

A missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, marcou o fim de um ano letivo aos agentes de pastorais que concluíram mais uma etapa importante de sua formação. Concelebraram o diretor do instituto padre Ezaques Tavares e o assessor da catequese diocesana, padre Josias Freitas.

O Secretariado Diocesano de Catequese levou consigo catequistas e agentes de diversas pastorais, tanto da Igreja Particular quanto de outras dioceses. Na formação básica, 70 catequistas percorreram um itinerário, com duração de um ano, com as disciplinas divididas em dois módulos: Diretório Nacional de Catequese, Psicopedagogia catequética, Primeiro Testamento, Catequese Junto à Pessoa com Deficiência, Iniciação à Vida Cristã e Metodologia Catequética (primeiro módulo). Liturgia e Catequese, Segundo Testamento, Catecismo da Igreja Católica e Diretório Diocesano de Catequese (segundo módulo).

Na ocasião 40 alunos receberam a declaração de conclusão do primeiro módulo, com as seguintes disciplinas: Revelação, Liturgia e Catequese I, Pentateuco e Livros Históricos, Profetas e Sapienciais, Catecismo da Igreja Católica e Diretório Nacional de Catequese (módulo I).

Para os alunos receberem o certificado de conclusão é preciso concluir dois módulos, com as seguintes disciplinas: Diretório Diocesano de Catequese, Iniciação à Vida Cristã, Cartas Paulinas, Liturgia e Catequese II, Sinóticos e Atos dos Apóstolos e Psicopedagogia Catequética (módulo II). Espiritualidade do catequista, Moral Social, Metodologia catequética, livros joaninos e Catequese Junto à Pessoa com Deficiência (módulo III).  Esses alunos já estão inseridos na nova grade do curso, que tem duração de 1 ano e meio.

Pessoas na igreja participando da Missa
Missa presidida por Dom Luiz marca o encerramento do ano letivo dos cursos.

Curso de Teologia para Leigos

Além desses alunos, 8 catequistas receberam o certificado de conclusão do Curso Intensivo para Catequista, também promovido pelo Secretariado Diocesano de Catequese. Para ingressar neste curso é necessário ter concluído o básico. A grade curricular inclui as seguintes disciplinas: Catequética Fundamental I e II, Eclesiologia I e II, Projeto Pastoral I e II, Exegese e hermenêutica do Primeiro Testamento, Exegese e hermenêutica do Segundo Testamento, Grego bíblico, Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), Catequese familiar, Catequese trinitária e Catequese digital.

O instituto Dom Veremundo Tóth formou oito agentes de pastorais. Foram cinco anos riquíssimos de formação e aprendizado.

Em sua homilia, Dom Luiz ressaltou a importância da formação para os agentes de pastorais, fez memória de sua infância e como suas catequistas contribuíram para sua vida religiosa e ressaltou ainda que, todos os agentes de pastorais devem buscar formação. Incentivou ainda que todos os formados ajudem ativamente nas pastorais paroquiais, instruindo as crianças, jovens e adultos, para uma fé madura.

Após a missa, foram entregues os certificados e as declarações a todos os alunos. Padre Ezaques, parabenizou os alunos que concluíram e reforçou o convite a aqueles que querem continuar seu aprofundamento teológico. Padre Freitas exaltou a vivacidade dos catequistas, que formavam maioria das pessoas presentes naquela manhã e corroborou as palavras do diretor, sobre a importância da continuação dos estudos. Por fim, Cleber Gois, Coordenador Diocesano da Catequese, agradeceu pelo ano e convidou os alunos a dar uma salva de palmas a todos os catequistas e ao novo assessor, empossado em agosto deste ano.