Diáconos Permanentes

Em missa, diáconos permanentes da Diocese de Campo Limpo celebram dia do diácono

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No último sábado, 10 de agosto, os diáconos permanentes da Diocese de Campo Limpo se reuniram na Paróquia São Bento, localizada na Forania São José, no Capão Redondo, para celebrar a festa de São Lourenço, patrono dos diáconos. A celebração contou com a participação de suas esposas, familiares e paroquianos. A Missa foi presidida pelo padre Orlando Pereira, Assessor dos Diáconos, e concelebrada pelo padre Lúcio Alves, pároco da paróquia anfitriã.

A Diocese de Campo Limpo possui 20 diáconos permanentes, dos quais 16 atuam como cooperadores paroquiais, enquanto os outros quatro, devido à idade avançada, já não exercem suas funções. O Diaconato Permanente é conferido a homens idôneos, devidamente preparados, que podem ser solteiros ou casados. Ao contrário do diaconato transitório, que é uma etapa para a ordenação sacerdotal, o diaconato permanente é um estado de vida em que o homem é ordenado diácono e permanece nessa função. Os diáconos permanentes são chamados ao ministério da Palavra, do serviço da caridade e da liturgia.

diaconos1
Diáconos Permanentes no início da celebração. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Durante a celebração, padre Orlando destacou a importância desse ministério nas comunidades: "Somos ordenados para servir. Vocês, além de exercerem um ministério belíssimo de cuidado, ainda trabalham e cuidam da família". Ele ressaltou o papel fundamental das famílias dos diáconos, lembrando que, conforme as Diretrizes para o Diaconato Permanente da CNBB, a família do diácono é o primeiro campo de sua ação ministerial. "O diácono casado não deve descuidar do seu lar sob o pretexto do exercício do ministério”, sublinhando a importância do equilíbrio entre o serviço diaconal e a convivência familiar, de onde se recebe certamente o maior apoio.

Na homilia, padre Orlando relembrou a história do corajoso mártir São Lourenço, destacando seu exemplo de trabalho com o maior tesouro da Igreja – o povo – e como esse exemplo serve de base para o carisma diaconal, especialmente no serviço de caridade.

Segundo dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Brasil conta atualmente com cerca de 6,2 mil diáconos permanentes, e muitas novas ordenações estão previstas para o segundo semestre. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, os diáconos permanentes podem distribuir a comunhão, dar bênçãos, abençoar casamentos, celebrar batizados, conduzir exéquias, funerais, fazer homilias, proclamar o Evangelho na missa e presidir sacramentais.

No término da celebração, todos confraternizaram com um café da manhã oferecido aos diáconos e suas famílias.

diaconos6