Diocese lança 6º Plano de Evangelização

Após um período de consultas e elaboração do texto final, Diocese lança documento que norteará as ações pastorais e missionárias pelos próximos anos.

 |  Sheyla Leite  |  Diocese

No último dia 28 de outubro, com entusiasmo, vivemos a concretização de um trabalho que vem sendo realizado há 2 anos: a Diocese lança seu 6º Plano de Evangelização.

O lançamento ocorreu durante mais um encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, desta vez convocado de forma extraordinária para o lançamento do 6º Plano. O início do encontro foi marcado pela explicação do padre Marcos Patrício, coordenador de Pastoral da diocese, seguido pelo padre Rodolfo Marinho que apresentou um resumo do documento 105 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”. Este documento servirá de base para o Ano do Laicato, que terá início em 26 de novembro.

Em seguida, todos se dirigiram para a nave da Catedral para a celebração que marcou o lançamento do 6º Plano. Com as orações e bençãos de Dom Luiz, os exemplares do documento que contém o plano de evangelização foram entregues aos diversos agentes de pastoral presentes na cerimônia. Também as paróquias e movimentos devem receber exemplares do documento nos próximos dias.

O atual plano foi elaborado em terno de 10 metas a serem alcançadas nos próximos anos, como noticiado aquiO atual plano tem vigência até o ano de 2020.

A elaboração do documento

Como Igreja que procura fazer um caminho de comunhão e participação, há dois anos, iniciamos um processo de elaboração do 6º Plano Diocesano de Evangelização da Diocese de Campo Limpo, a partir das comunidades paroquiais, pastorais, movimentos, organismo e serviços. Essa dinâmica de escuta ofereceu a base para uma iluminação a partir da Sagrada Escritura e dos documentos recentes da Igreja, para estabelecer prioridades e gestos concretos. Foram dois anos de trabalho participativo para ter em mãos elementos inspiradores que atendam aos novos sinais dos tempos e a uma maior coerência da vida cristã.

Essa trajetória torna-se, portanto, uma continuidade da caminhada pastoral diocesana, contemplando as conquistas e os desafios que permeiam a atualidade, tendo como lema: “formar a pessoa (através do múnus da Palavra), para viver em comunidade (através do múnus da Liturgia) e agir na sociedade (através do múnus da Caridade) em suas prioridades: Pastoral de Conjunto, Formação e Missão”.

A Palavra de Deus é o nosso alicerce, a Liturgia as nossas paredes a Caridade e a nossa porta aberta para acolher todos aqueles que o Senhor nos confiar. Todos vivendo a unidade na diversidade. Por isso, concluímos o nosso 6º Plano com São Paulo, um dos maiores evangelizadores, que nos impulsiona a valorizar o dom que cada pessoa é para a evangelização: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; diversos modos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos”.  (1Cor 12, 4-7).

Contamos com vocês sacerdotes e cristãos leigos para colocar em ação o nosso 6º Plano Diocesano de Evangelização nas diversas paróquias, pastorais e movimentos como uma única família-Igreja que anuncia a Boa Nova de Jesus Cristo!