CDP

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta nova organização

O coordenador da Pastoral, padre Ezaques Tavares, apresentou a nova organização diocesana da Pastoral.
 |  Pe. Rodrigo Antonio  |  Diocese

No último dia 27 de abril, o Salão Sagrada Família foi palco da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), liderada pelo padre Ezaques da Silva Tavares, coordenador geral da Pastoral. O encontro contou com a participação de vigários foranêos, párocos, delegados paroquiais, assessores e coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes das novas comunidades e movimentos diocesanos, além do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro. Ao todo, 202 pessoas participaram.

Após a oração inicial, conduzida pelo diácono Arthur Carvalho Moraes, Dom Valdir acolheu a todos e ressaltou a importância de buscar novas referências diante das demandas do momento, incentivando o diálogo e a promoção da corresponsabilidade e participação efetiva de todos para uma renovação eficaz.

O primeiro ponto da pauta foi a apresentação, pelo diácono Arthur, colaborador do Setor Pastoral, do subsídio preparado por uma equipe de biblistas, para a vivência do Ano da Oração, em preparação ao Jubileu ordinário da Igreja em 2025. O subsídio que terá oito edições começou a ser disponibilizado para as paróquias no mês de abril e está disponível no site da diocese.

CDP2

Em seguida, o coordenador da Pastoral apresentou a nova organização diocesana da Pastoral. Até então, dentro do plano de evangelização vigente, a Diocese havia organizado as atividades evangelizadoras em dez áreas de ação, cada uma delas assessorada por um padre designado pelo bispo. Com a nova disposição apresentada pelo padre Ezaques, as pastorais, movimentos e associações serão integradas em cinco tipos organismos, a depender de suas características e objetivos: Áreas de Pastoral, Assessorias Diocesanas, Conselhos Diocesanos, Pastorais Diocesanas e Outros Organismos.

As áreas de pastoral são sete: bíblico catequética, missionária, família, juventude, liturgia, sócio-transformadora e Pastoral da Comunicação. Estas dimensões pastorais correspondem àquelas ações pastorais que devem estar presentes em todas as paróquias. “Não se pode pensar numa paróquia sem catequese e liturgia, por exemplo. Assim, cada uma dessas dimensões corresponde às ações pastorais que cada comunidade paroquial se esforça por realizar”, lembra padre Ezaques.

As assessorias diocesanas irão se ocupar por acompanhar, animar e fortalecer dimensões da evangelização que possuem características próprias. Serão três assessorias: Ministérios e Vida Consagrada; Associações e Movimentos; Novas comunidades.

No gráfico que ilustra a nova organização, é possível ver uma dimensão para as pastorais diocesanas: são aquelas que não necessariamente existem nas paróquias, mas que possuem atividades na Diocese. Os conselhos diocesanos, por sua vez, são instrumentos de participação e missão, ressaltando a corresponsabilidade num estilo sinodal. Estão nesta dimensão a Equipe Diocesana de Coordenação Pastoral (EDCP) e o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP).

O Instituto Diocesano de Teologia (IDTEO) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) estão reunidos como “outros organismos”.

Essas mudanças foram planejadas pelo coordenador de pastoral, após consulta aos padres das nove foranias, além de ouvir coordenadores de pastorais e movimentos, em conjunto com o colégio de consultores e o bispo diocesano. O organograma apresentado é uma proposta inicial, sujeita a modificações, conforme explicou o coordenador: "Sentamos, conversamos e achamos por bem reestruturar de acordo com a nossa realidade diocesana; nada do que está aqui é definitivo, ainda podemos ter modificações".

Padre Ezaques detalhou cada um dos cinco organismos e ressaltou a importância de fazer chegar às bases as novas diretrizes pastorais. “As áreas pastorais devem estar presentes na paróquia, nas comunidades. É lá que começa esse trabalho”. Depois disto, os participantes puderam interagir e fazer perguntas sobre a nova organização.

Após uma breve pausa para o café, a secretária de pastoral, Sheyla Oliveira, solicitou a colaboração dos delegados e coordenadores para a atualização dos dados e a divulgação do calendário de atividades diocesanas. Ela também mencionou os serviços e auxílios oferecidos às pastorais pelo Setor Pastoral, comunicando uma mudança física iminente: o Setor Pastoral será transferido do prédio da Cúria Diocesana para o Centro Pastoral Sagrada Família, localizado a poucos metros da Catedral Sagrada Família, na rua em frente.

CDP1
Oração pelos 35 anos da Diocese de Campo Limpo

O vigário episcopal para as comunicações, padre Rodrigo Antonio da Silva, pediu a colaboração dos agentes das diversas pastorais paroquiais na distribuição do Jornal Diocesano – Diocese em Ação –, que chega a todas as paróquias uma vez por mês, para garantir que as notícias alcancem toda a comunidade. Ele também alertou sobre a possibilidade de acessar notícias, documentos e a agenda diocesana no site, que está de cara nova desde o ano passado.

Padre Rodolfo Camarotta, coordenador da Pastoral Vocacional, foi o terceiro a falar e convidou pastorais e movimentos a participarem como expositores na Exposição Vocacional e Pastoral, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto no espaço da Catedral. Ele destacou a oportunidade de evangelização que o evento oferece, com uma expectativa de público de seis mil pessoas. Um vídeo explicativo sobre o evento está disponível nas redes sociais diocesanas.

No encerramento, todos foram convidados a rezar a oração pelos 35 anos da Diocese de Campo Limpo que tem celebração festiva marcada para dia 02 de junho às 15 horas na Catedral Sagrada Família.