Pastoral da Sobriedade

Comunidade Terapêutica Casa São José: 18 anos salvando vidas

Respondendo ao apelo da Campanha da Fraternidade do ano de 2001, nasceu a Comunidade Terapêutica CASA SÃO JOSÉ.
 |  Thaís Silfer  |  Diocese

A Comunidade Terapêutica CASA SÃO JOSÉ nasceu de um trabalho realizado há anos pela Paróquia São João Batista, forania Taboão da Serra e este mês completou 18 anos.

A Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, todo ano escolhe um tema para que as Igrejas desenvolvam trabalhos pastorais de conscientização e auxílio. Em 2001 o tema foi: “Vida sim, drogas não!”.

Respondendo a este apelo, nasceu na comunidade São Lucas um pequeno grupo de auto-ajuda que, já nas primeiras reuniões, definiram como meta auxiliar e acompanhar dependentes químicos e seus familiares.

Depois dos primeiros encontros, onde as metas estavam definidas, o plano era contar também com as pastorais já existentes na Igreja e que de alguma maneira já atuavam no auxílio à dependência química, é aí que entra a Pastoral da Sobriedade. Depois de oito meses dos primeiros passos e muito estudo, a metodologia começou a ser aplicada e o atendimento passou a ser no Centro Educacional Sal da Terra, que até os dias atuais pertence ao Instituto Padre Kieran Ridge.

Com um trabalho muito amplo e envolvendo cinco frentes (prevenção, intervenção, recuperação, reinserção e atuação política), a Pastoral da Sobriedade atua no que é necessário para o tratamento e recuperação de quem sofre com o vício das drogas lícitas (vendidas legalmente) e ilícitas (vendidas ilegalmente).

O grupo de auto-ajuda faz toda a parte de frente da recuperação, atuando até hoje com encontros semanais. Por vezes, todo o trabalho feito parecia não ser o suficiente para alguns dos dependentes, era preciso também um lugar para o acolhimento temporário, um lugar especializado e equipado para assim, recuperados pudessem ser reintegrados à sociedade. O idealizador do projeto José Roberto Almeida, o Beto, se empenhou para que algo surgisse e respondesse à nova necessidade.

Foi assim que a Casa São José começou a tomar forma, primeiro apenas como uma associação, com sua fundação datada 01 de fevereiro de 2005. Para que o projeto seguisse em frente era preciso angariar fundos e muitas festas, rifas e outras iniciativas foram realizadas, já naquela época, a procura por terrenos nos arredores deixava o sonho mais próximo da realidade.

Todo o processo foi acompanhado de perto pelo pároco, o irlandês padre Kieran Ridge, que sempre apoiou a incentivava deste trabalho. Foi ele que, em maio de 2007 encaminhou para a Sociedade Missionária São Patrício, da qual faz parte, um projeto, na esperança de receber uma contribuição, uma ajuda.

Generosamente, a sociedade realizou a compra de um sítio localizado no município de Juquitiba, em São Paulo e cedeu em comodato para a Casa São José. Quando a Casa São José completou 10 anos de fundação, o espaço foi doado para a associação e em 15 de novembro de 2007 o Sítio Monte Calvário se tornou realidade.

O nome foi escolhido por ser, no Calvário, o final da via-crúcis de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo uma alusão à esperança de que o trabalho com os dependentes ofereça a eles o término do sofrimento e agonia.

Ao completar 18 anos os agentes da Pastoral da Sobriedade e da Casa São José precisam e merecem homenagens, sem dúvida um útil trabalho dedicado à sociedade.

Pedimos a Deus, através da oração, que continue fortalecendo a caminhada cheia de alegrias, mas de muitos desafios. E como diz o idealizador e fundador deste projeto, Beto Almeida: “É preciso entrega e sacrifício, pois só vence quem entrega e sacrifica sua própria vida, pelos preferidos do Pai”.

Precisa de ajuda? Entre em contato

11 4682- 8005