Comunidade Nossa Senhora da Esperança dedica seu novo altar

Na celebração do dia de Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro, a Paróquia São Francisco, forania M’Boi Mirim, viveu um momento festivo com a dedicação do novo altar da comunidade Nossa Senhora da Esperança.

Na cerimônia, presidida pelo bispo dom Luiz Antônio Guedes, e concelebrada pelo padre Wallace Adorno e padre Gilson Gilberto dos Santos, aconteceu o rito de sagração, que envolve a unção, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar.

Primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos do bispo. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.

"O altar é o centro da igreja e simboliza o Cristo, nosso amor maior. É o lugar do sacrifício onde pão e vinho se transformam no Corpo e Sangue do próprio Jesus. Lembre-se sempre do respeito que é preciso ter. Antes era simples pedra, agora é uma pedra Sagrada, sinal de união da terra e céu", explicou dom Luiz.

Na ocasião também foi comemorado o aniversário do padre Wallace Adorno, “Nasci no dia de Nossa Senhora das Graças acho que é por isso que sou tão engraçado”, comentou convidando todos os presentes para festejar a dedicação e seu aniversário com comes e bebes no salão onde tudo começou.

A comunidade

A comunidade que teve início em 1973, quando um grupo de mulheres fundou o ‘Clube de Mães’ com a motivação de buscar melhorias no campo da saúde, da educação e da habitação para os já muitos membros residentes nos arredores da comunidade.

As reuniões eram mensais e os encontros, inicialmente realizados nas casa, passaram para a primeira sala, hoje o salão paroquial, conquistado através de doações. No ano de 1984, a sala começou, com a ajuda do Padre Hugo a tomar formato de Capelo, recebendo então o nome de Comunidade Nossa Senhora da Esperança. Em 1992, a comunidade foi integrada a Paróquia Cristo Libertador passando a receber missas dominicais e em 2005, quando foi criada a Paróquia São Joaquim, atualmente São Francisco de Assis.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues