Clero diocesano participa em manhã de estudos de formação sobre a Campanha da Fraternidade

Aconteceu na quinta-feira, 17 de fevereiro, a manhã de estudos para o clero da Diocese de Campo Limpo, na Casa da Juventude, casa de retiro diocesana localizada na cidade Taboão da Serra. A formação, que tem o objetivo de aprofundar a espiritualidade e a atualização constante, tratou sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e foi conduzida pelo Assessor Diocesano da CF, Padre José Nelson da Silva.

A proposta foi inspirada pelo lema do tema ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’, trecho o evangelho de São Lucas 10,33. O texto, extraído da parábola do bom samaritano, quer encorajar, a partir de Jesus Cristo, a servir com espírito de humanidade, cuidado e amor para com o próximo, sementes de fraternidade. Neste espírito a manhã de estudos foi conduzida afim de que todos os presentes possam ajudar a suscitar nas paróquias e comunidades, o comprometimento com o testemunho concreto da Palavra de Deus.

Durante todo o mês de fevereiro e no primeiro final de semana de março, o padre José Nelson realizou formações sobre o tema da CF em todas as nove foranias da Diocese. “O desejo da Campanha da Fraternidade é conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado dentre as pessoas, na família, na comunidade e também na sociedade”, salienta.

Houve ainda, ao final do encontro, a eleição do padre representante dos presbíteros da Diocese junto a Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 1 da CNBB. Trata-se de uma comissão que se reúne regularmente para tratar da vida e missão presbiteral e seus desafios.  Foi reeleito o padre Claudionor Melo, que foi confirmado no posto por mais quatro anos.

Abertura da Campanha da Fraternidade na diocese

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 ocorreu na Quarta-Feira de Cinzas (26/02), com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, às 20h, na Catedral Sagrada Família.

Antes da benção final, um vídeo, com uma mensagem do Padre José Nelson e uma breve apresentação geral do tema prendeu a atenção dos presentes. Em sua mensagem o padre Assessor da Campanha da Fraternidade enfatizou: “Campanha da Fraternidade é uma forma que a Igreja Católica no Brasil encontrou de vivenciar a Quaresma. Somos convidados a refletir sobre o tema, o cuidado com o próximo, sermos o bom samaritano na vida do outro. A postura do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos”.

 |  Redação  |  Diocese
Pe. Rodrigo Antônio da Silva